sábado, 4 de julho de 2009

"Pão de queijo" de espinafre


Adoro pão de queijo. Faço seguidamente aqui em casa, o pessoal aqui não sobreviveria uma semana sem!! Hoje testei algo que sempre quis fazer, e funcionou, que é colocar vegetais no pão de queijo de liquidificador. Ficou uma espécie de muffin salgado, mas com cara de pão de queijo, não sabia nem que nome colocar no tal bolinho.

Ingredientes:
40 folhinhas de espinafre
2 ovos
1 cebola ralada
1 cenoura média ralada
2/3 xícara de óleo de canola
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
sal a gosto (+ ou - 1 colher de chá)
1 pitada de pimenta síria
1 colher de sopa de parmesão ralado
1 e 1/2 xícara de polvilho azedo

Preparo:
Leve numa panela o espinafre com um pouco de água. Deixe ferver. Escorra a água, aguarde esfriar, depois esprema bem o espinafre com as mãos. O espinafre "esmagado" coloque no liquidificador, e a água que sobrou do cozimento jogue fora (a água do espinafre nunca pode ser aproveitada, por apresentar toxicidade. Por isso também, em qualquer preparo com outros alimentos, cozinhamos o espinafre separadamente, descartando a água e acresentando por último nas receitas)
Coloque os outros ingredientes no liquidificador, um a um. Unte formas para muffin com óleo, e encha as forminhas até completar 3/4 da capacidade. Esta receita rende seis unidades.
Asse em forno pré por mais ou menos 40 minutos, ou até dourar levemente, em forno médio.

Um lanche bem exótico, e detalhe sustenta pra caramba. Vc come um desses e demora um tempão pra sentir fome. E confesso que matei minha curiosidade de misturar polvilho com legumes...

2 comentários:

  1. Muito legal e usa pouco queijo!
    Será que se eu fizer com araruta dá certo?

    ResponderExcluir
  2. Carol, vou ser bem sincera, não sei se pode substituir! Tente! O que eu sei, na minha vasta experiencia em pães de queijo, é que o polvilho azedo deixa a massa mais firminha e a casca mais sequinha. O polvilho doce, que parece mais com a araruta, deixa o pão de queijo mais molinho, amiga, tem que tentar e depois me contar...! bjs!

    ResponderExcluir