Quer coisa mais gostosa que cheirinho de pão assando? Mmmmm... me lembra muito a infância, mamãe fazendo aqueles três pães enormes, e ficando brava de comermos um inteiro no lanche (teoricamente "deveriam" durar a semana toda...)
Tentei várias receitas de pão até descobrir um jeito meu de fazer, e desde então faço quase todos os dias, veja este como é fácil de preparar!
Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico (ou 1 colher de sopa de fermento granulado)
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
3/4 de xícara de farinha de linhaça dourada (triture as sementes na hora de utilizar)
1 xícara de aveia (usei de floquinhos quebrados. Se o floco for grande, bata um pouco no liquidificador)
1/4 de xícara de chá de óleo de girassol
1 xícara de chá de água (250ml)
1 colher de sopa (rasinha) de sal
1 pitada de gengibre em pó
1 e 1/2 xícara de chá de farinha integral
1 xícara de chá de farinha branca.
Preparo:
Misture bem os oito primeiros ingredientes, acrescente a farinha integral aos poucos, e por último a farinha branca até dar o ponto (não gruda nas mãos). Eu sou prática e coloco na batedeira planetária. O ponto da massa é ela ainda estar leve, mas sem grudar. Com a mão seca apalpe a massa, deve estar fofa e não grudar na sua mão.
Aguarde crescer até dobrar de volume (mais ou menos 1 hora e meia)
Unte uma assadeira (a minha mede 10X25 cm) coloque a massa e espere crescer até dobrar de volume novamente. Eu sei que a minha está pronta para assar quando ela ultrapassa a parte de cima da forma. Leve ao forno pré aquecido, deixe assar por mais ou menos 50 minutos até ficar douradinho como na foto.
Prepare um café fresquinho e delicie-se!
Que pão lindo!
ResponderExcluirPeguei a receita! ;)
Bju e obrigada!
Lu, parabens pelo blog!! Adoro as receitas, super saudaveis. Tenho uma duvida: vc tem substituido o oleo de canola por qual? Linhaca? Oliva?
ResponderExcluirTks, Ilana
Parece ser delicioso!
ResponderExcluirtenho usado o óleo de girassol!!
ResponderExcluirbjs
o seu pão não leva ovo?
ResponderExcluirNão uso! Reduzi ao máximo o consumo de ovos e leite, não acho necessidade de usar ovo na massa do pão, prefiro usar em bolo, ou torta salgada, a cota de ovos da semana.
ResponderExcluirAbraços!
Fiz esse pão ontem e amei! Muito bom mesmo, ficou super fofinho!
ResponderExcluirUma dúvida, antes do segundo "descanso" precisa misturar a massa de novo, ou só colocá-la direto na forma? Fiquei sem aber e ai dei uma "amassadinha de leve" rrsrsssss....
Vc já fez esse pão sem o açucar? Será que daria certo?
Lú, obrigada por suas receitas maravilhosas!!!!
Oi Eduarda! Obrigada!
ResponderExcluirOlha, depois que cresceu a primeira vez, vc despeja a massa numa superfície enfarinhada, e dá uma amassadinha sim, vc pode também abrir a massa com um rolo, dobrando as laterais para ficarem retinhas e enrolando a massa como se fosse um rocambole. Daí ele fica bem bonitinho.
Sem o açúcar eu ainda não fiz, mas o açúcar é o combustível do fermento.....não gosto de stevia, e não uso adoçantes artificiais, já me falaram da frutose, mas ainda não experimentei. Mas vou procurar saber, e se encontrar um opção posto aqui! Bjão!
Eu Também não uso adoçantes de maneira alguma, mas estou tentando eliminar o açúcar totalmente... Como não resisto a um pãozinho de manhã queria tentar uma receita sem açúcar nenhum, seja mascavo, melado ou outro... Não sabia que era o combustível do fermento...
ResponderExcluirBom, vou fazer sem o açúcar e ver no que dá!!! Muito obrigada pela atenção!
Bj.