sábado, 27 de março de 2010

Cesto de inox para cozimento: como utilizar!

Gente querida! Não abandonei o blog não heim!! nananananão! Foi por um motivo bem nobre, umas semi-férias. Agora voltei cheia de energia para tudo funcionar muito melhor, na vida profissional, pessoal, e gastronômica!

Pois bem: comentei sobre o cesto de inox no post anterior. Ele tem me surpreendido, pois quando comprei, acabei me arrependendo logo no início, acreditando que se tratava de mais uma tranqueira na cozinha. Ledo engano: o negocinho é bom demais, facilita a vida pacas, poupa o nosso precioso e escasso tempo!

Costumo utilizar dentro da panela de pressão, onde a eficácia é ultra-mega-power comparado a usá-la dentro de uma panela comum. Simples: Dentro da panela de pressão você coloca um copo d'água, cerca de 250 a 300ml. Encaixa o cesto, e acomoda o alimento a ser cozido lá. Fecha a panela, liga o fogo, aguarda a pressão e conta de 2 a 5 minutos, dependendo do que estiver preparando. Desliga a panela, aguarda a pressão sair naturalmente, abre a panela e retira com cuidado a comidinha.

Exemplos:
Batatas, inhames e cia ltda: no procedimento acima, você acomoda os tubérculos com casca e tudo, e depois da pressão conta 4 minutos e desliga: pronto, batatas cozidinhas, cuidado para não queimar as mãos ao descascá-las!

Abobrinhas e legumes molengas: Depois da pressão, conta 1 minuto ou 2, e desliga. Mais fácil impossível!

Brócolis e couve-flores: as brássicas (sim, são chamadas assim na botânica!), depois de deixadas previamente de molho em água com limão ou vinagre, ou produto específico para remover os bichinhos; ficam 2 minutinhos na panela, depois da pressão iniciar.

Lentilha: Gostei de preparar a lentilha no vapor! Demais! Primeiro, é preciso ficar de molho no mínimo 12 horas, para atenuar os efeitos dos fitatos, como é necessário com todos os grãos. Depois escorre-se a água, e despeja os grãozinhos no cesto. Não, os grãozinhos não passam pelo buraquinho do cesto, rs! Já preparei assim também: depois de deixado de molho, acomodei os grãos dentro de um quadrado de papel alumínio, acrescentei azeite extravirgem, hortelã, sal e pimenta, fechei a trouxinha, acomodei dentro do cesto de inox, e depois que a pressão começou deixei 6, 7 minutos. Perfeito!.



Bem, fica a dica e alguns exemplos para começar! Óbvio que o vapor apenas vai cozinhar os alimentos, e a imaginação para temperar é nossa função de chef da casa: daí saem purês, pães, tortas, refogados, saladas, e muito mais. Tudo com muito mais nutrientes que não foram perdidos em águas de cozimento. Viva o vapor!

Se eu lembrar de mais coisitas voltarei para complementar! Beijos!

7 comentários:

  1. Lu, tudo bem?
    Adoro seu blog, sempre passo por aqui para reproduzir suas receitas deliciosas lá em casa!
    Sobre o cesto, você poderia me dizer onde encontrar e o preço. Costumo cozinhar legumes e verduras no vapor, e precisava de mais um desses utensílios para poder agilizar o processo!
    Muito obrigada e parabéns pelo seu blog!
    Deia

    ResponderExcluir
  2. Oi Deia! Comprei o meu através de uma revista da avon! Já vi na loja spicy também (carérrimo), já vi à venda no mercado livre, enfim, os preços variam de 18 a 70 reais. Mesmo os mais caros compensam o preço de uma panela a vapor, de inox. Virei fã número 1 da dobradinha panela de pressão + cesto de inox!

    Beijocas querida, se encontrar vem dizer aonde e quanto pagou! Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  3. Lu,
    obrigada, pode deixar que eu passo por aqui, sim!
    Eu uso uma panelinha da Tramontina chamada Cozzi Vapore, ela é parecida com um escorredor de macarrão e vc acopla nas panelas normais, na de pressão eu nunca havia tentado.
    Beijo!
    Déia

    ResponderExcluir
  4. na loja da isaura custa 6,99 acabei comprando duas...www.lojadaisaura.com.br

    ResponderExcluir
  5. comprei o meu na Loja da Isaura...6,99 - www.lojadaisaura.com.br entrega em 4 dias para Sp-Capital

    ResponderExcluir
  6. Legal nao sabia se esse modelo dava certo na panela de pressao. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Como travar ele na panela?

    ResponderExcluir