quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Feijão pra semana inteira


Vamos lá, quem não sabe cozinhar um feijão? Tem gente que não sabe, tem medo da panela de pressão, ou já tentou, derreteu, ficou ralo e sem graça enfim.....

É muito fácil, muito mesmo.  Aqui em casa eu faço assim, cozinho uma porção que dá para sete ou dez dias, lembrando que tenho dois filhos. E uso feijão apenas no almoço. As fotos são dos potinhos que eu congelo. Vambora aprender a fazer!

Ingredientes
3 xícaras de chá de feijão cru, é mais ou menos 500g (eu gosto de usar o feijão preto!)
água
panela de pressão

Preparo:
Escolha o feijão para eliminar as pedrinhas. Em seguida, coloque na panela de pressão, lave, mexendo na água com as mãos. Jogue a água suja. Cubra os grãos com bastante água, tampe a panela, e deixe de molho de 12 a 24 hs. (Eu costumo fazer isso na hora que preparo o café da manhã).

No outro dia, abra a panela, certamente vc vai sentir um cheiro forte, pois os grãos entraram em processo de germinar, o que é muito bom, pois além de amaciar o feijão, o grão eliminou os fitatos. Eu costumo desprezar esta água. Coloque 7  ou 8 xícaras de chá de água. Feche a panela, e leve ao fogo médio. Ah se gostar de louro coloque uma folhinha para cozinhar junto. Quando iniciar a pressão, conte 8 a 10 minutos. Terminado esse tempo, desligue a panela, e deixe a pressão sair sozinha, pois assim o feijão vai terminar de cozinhar.

Quando a panela esfriar completamente, vc pode abrir para congelar uns potinhos, lembrando de não encher até em cima, deixe pelo menos 2 cm de folga, pois qualquer produto expande, ao congelar. Leve ao freezer. Congelamos o feijão assim, cozido e sem sal. Você vai temperá-lo na hora que for usar.

Detalhe: na hora de usar o feijão congelado, lembre disso um dia antes, tipo à noite. Você tira do congelador e coloca na geladeira, para o processo acontecer naturalmente. Não use o microondas ou água quente para descongelar potes de plástico; plástico aquecido = substâncias cancerígenas, mas isso é outro papo.

Agora vai lá temperar o feijão, com cebola, alho e cebolinha verde picadinhos, refogado num óleo de girassol. Não exagere no sal heim! para essa quantia toda de feijão usamos menos que 1/2 colher de sopa de sal, então para cada potinho que você descongelar, salgue com pitadas de sal, e experimente, até aprender a dosar.

8 comentários:

  1. Lu! Estou fazendo um leite de cereais pro meu filho e deixei o trigo e o feijão azuki em molho, vai ficar 24hs, tinha que colocar o arroz e a aveia de molho também? Não sabia quais eram... Acho que quando eu começar a cozinhar "de verdade" - todos os dias, em vez de quando eu sentir vontade - vou usar essa dica do feijão... Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nanda, todo grão. Se vc está usando a aveia em grão (parece um arroz)aí deve ficar de molho, se for o floco não precisa, pois ele já foi beneficiado. O arroz integral também deveria ficar de molho, mas ele tem um indice reduzido de fitatos, não chega a ser prejududicial na absorção do cálcio.

    Isso, use a dica do feijão e cozinhe mais, é uma terapia!
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Lu, uma dica - o feijão fica muuuito bom se usarmos umas folhinhas de manjericão...
    bjocas
    Kel - materna_sp

    ResponderExcluir
  4. Kel, adorei, nunca usei manjericão no feijão! Vou fazer!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um pequeno pé de manjericão num vaso na minha varanda. Eu posso usar as folhinhas verdes para temperar o feijão? Ou eu preciso secá-las ? Um abração Kel. Você pode me responder? Obrigada. Edi

    ResponderExcluir
  6. Oi Edi! Pode sim linda! Quanto mais fresco melhor! Eu gosto de fazer assim: Não coloque-o para ferver com a pressão, mas sim depois, quando já estiver cozido. Vc deixa o fogo ligado, joga lá umas 4 ou 5 folhinhas, o sal, e ferve uns minutos, desliga e tampe a panela, para aromatizar! Delicious!

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal, somos muitos aqui em casa, mas as vezes na hora do almoço não aparecem todos. Minha duvida é: depois que descongelei um pontinho eu posso usar o feijão de novo no almoço do dia seguinte? Ou vou perder as vitaminas ?

    ResponderExcluir