segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pão de castanha do pará e sementes de girassol


Esse é o pão que eu mais gosto!! :o)) Tudo nele é perfeito, a textura, o aroma, maravilhoso de se comer sem passar nada em cima. E recém tirado do forno, então, como esse que preparei para o lanche da tarde das crianças hoje.
É um pão amigo do coração, cheio de gorduras do bem, a castanha + girassol. A semente de girassol, é riquíssima em antioxidantes, e vitaminas do complexo B, selênio e outras cositas que fazem um bem danado à saúde. A castanha do pará também é rica em selênio, mineral que aumentas proporções do colesterol bom e necessário ao organismo. Além de tudo isso, a ingestão de  selênio tem ligação com o bom humor, então faça o pão, coma e fique feliz!

Ingredientes: obs medida da xícara 200ml
1 tablete de fermento fresco (15g) ou 1 colher (sopa) de fermento granulado
1 colher (sopa) de açúcar demerara ou mascavo
1/2 xícara de castanha do pará
1/4 de xícara de semente de girassol torrada e descascada
1 colher (sopa) de sementes de linhaça
1 colher (sopa) de óleo de girassol
250 ml de água (1 xícara +1/4 de xícara)
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 colher (chá) bem rasinha de sal
farinha branca até dar o ponto (eu usei 3/4 de xícara)

Preparo:
Numa tigela, misture o fermento, o açúcar e a água. Coloque no liquidificador a linhaça, triture e acrescente à tigela com o fermento. Pegue o liquidificador novamente, e coloque lá as castanhas do pará, e as sementes de girassol, triture bem, e misture na tigela, junto com os outros ingredientes. Misture e adicione o óleo, a farinha integral, o sal. Se tiver batedeira planetária, ou outra que aguente a massa pesada, é hora de usar, por uns dois minutos, e colocando a farinha branca aos poucos, até que a massa não grude nas mãos. Pode sovar na mão também, numa superfície limpa, polvilhada de farinha. Deixe descansar até ela crescer, vai dobrar de volume. Enrole o pão no formato. As vezes eu faço assim, polvilho farinha na mesa, coloco a massa lá, polvilho mais farinha em cima, estico a massa com o rolo, dobro as beiradas para dentro, para que fique do tamanho da forma, e enrolo, tipo um rocambole. Coloque na forma, aguarde crescer e então asse em forno pré aquecido. O forno deve estar bem quente para colocar o pão, depois ajuste para o médio, asse por uns 40 minutos, ou até dourar.

Um comentário:

  1. Oi Lu, Não sei se vai lembrar de mim, sou a Vanessa, amiga da Ligia que vc conversou rapidamente no último dia da viagem de São Roque.
    Tenho acompanhado seu blog e acho o máximo suas receitas. Experimentei fazer esse pão semana passada e amei o gosto, mas acho que errei alguma coisa, pois a textura ficou um pouco esfarelada. Não ficou macio sabe? Meio duro e farelento... O que posso ter feito de errado. Quero repetir pra acertar, porque o gosto ficou bom demais.
    A próxima tentativa vai ser seu pão de queijo... hum....
    beijinho,
    Vanessa

    ResponderExcluir