quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Grão de bico temperadinho


Eu não gostava de grão de bico, confesso, acho que uma vez comi em forma de salada, e estava meio duro e então associei assim a uma coisa ruim , maaaas, esse aqui, temperadinho assim, fica sem palavras. Para fazê-lo me inspirei nos ingredientes do hommus. Espie!

Ingredientes:
1 xícara de 300ml de grão de bico
1 cebola pequena picada
4 colheres de sopa de cebolinha verde picada
3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)
1 pitada de pimenta síria
1 colher de chá de sal
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de shoyo (nesta receita eu não usei)
azeite, oleo de girassol

Preparo:
Deixe o grão de bico de molho na água de um dia para outro (pelo menos 12hs, para eliminar os fitatos: antinutriente presente nos grãos!).

Elimine a água. Coloque na panela de pressão e cubra com mais água, deixe cozinhar por 20 minutos, depois que a pressão começar. Deixe o fogo no mínimo. Desligue a panela e deixe terminar de cozinhar até a pressão sair naturalmente.

Pegue uma panela, e regue 1 fio de azeite de oliva. Pique a cebola e leve para refogar junto com a cebolinha verde. Não deixe o azeite "gritar" na panela. "Pesque" os grãos de bico com uma escumadeira, e jogue sobre a cebola na panela. Com uma concha, vá acrescentando um pouco do caldo também.

Tempere com o sal, pimenta. Junte o tahine e o shoyo. Pique bem picadinho os alhos ou utilize o espremedor próprio. Junte na panela.

Deixe no fogo baixo, e vá colocando mais caldo se precisar, para ele ficar cremoso. Acerte o sal. Na hora de servir regue azeite de oliva extravirgem.

17 comentários:

  1. Lu, onde compro a pasta de tahine, ou tenho a possibilidade de fazer em casa?

    ResponderExcluir
  2. OI Marilyn, compra no mercado, eu costumo comprar na zona cerealista de sp, tem tbem em lojas de produtos naturais! ;o)
    bjs

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se as cascas do grão de bico tem que ser rertiradas e como faz isso bjss obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosi!

    Não precisa tirar as cascas não, elas ficam macias depois de deixadas de molho!

    Meu grande bloqueio com o grão de bico era achar que tinha que descascar sempre, e não é necessário! Beijão!

    ResponderExcluir
  5. È necessário deixar o grão de bico de molho por 12 horas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muito necessário deixar de molho todos os grãos, para eliminar os fitatos (antinutriente)

      Excluir
  6. Oi Lu. Ótima dica! Fiz hoje e eu e meu marido adoramos! Agora vamos comer grão de bico só assim! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Boa fonte de proteínas para comer sempre! :o)

      Excluir
  7. Minha mae diz que a casca do grao de bico é necessária retirar pq faz mal e nao se disfaz dentro do nosso entestino. Isso é mito ou verdade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A casca é rica em fibras!! Não precisa tirar não. Essa fibras funcionam como uma vassoura no intestino, levando todos as impurezas acumuladas. As pessoas tiram por conta da aparência só, e porque algumas delas ficam durinhas. Mas fazem bem à saúde!

      Excluir
  8. vou fazer estou curiosa deve ficar uma delicia

    ResponderExcluir
  9. Hoje vou fazer,parea experimentar.Depois digo como ficou,é a primeira vez que vou fazer.

    ResponderExcluir
  10. Hoje vou fazer,parea experimentar.Depois digo como ficou,é a primeira vez que vou fazer.

    ResponderExcluir
  11. Maravilhosa dica, estou com sindrome do intestino irritável e o médico indicou trocar o feijão por grão de bico, vou testar sua receita.

    ResponderExcluir