quarta-feira, 22 de julho de 2009

Amendoim praliné natureba


Eta petisquinho gostoso! Fiquei satisfeitíssima de conseguir fazer com o açúcar mascavo, e com a metade da quantidade de açúcar das receitas normais... e olha como ficou com uma cor bonita também! Eu achei que o mascavo ia queimar, fazer fumaça... mas o resultado foi um amendoim crocante, douradinho e soltinho, e com um sabor nada enjoativo.

Ingredientes:
500g de amendoim cru
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá de água
1 colher de sopa de cacau em pó

Preparo:
Misture os ingredientes em uma panela (eu usei uma de inox). Ligue o fogo no médio, e quando levantar fervura, abaixe o fogo um pouco e tampe a panela, cuidando de olhar de vez em quando para não vazar. Mexa de vez em quando com uma colher de pau.

Ligue o forno e prepare uma assadeira retangular, sem untar.

Quando a calda estiver meio em ponto de caramelo cremoso, deixe o fogo bem baixo e vá mexendo com a colher lentamente. Os amendoins vão começar a desgrudar uns dos outros então desligue o fogo. Mexa mais um pouco até desgrudarem mais um pouco e passe para a assadeira, distribuindo bem.

Deixe no forno médio uns 10 minutos, abrindo para dar uma mexida com a espátula de vez em quando. Desligue o forno, aguarde esfriar e mantenha em potes bem fechados.

3 comentários:

  1. Adorei essa receita!bjo
    Nao consegui colocar meu nome (por isso saiu anonimo ...rs!!

    ResponderExcluir
  2. Ficou uma delícia! Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Terminei de fazer ficou maravilhoso!!! Obrigada pela receita, abraço.

    ResponderExcluir