sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Quiabo sem baba


Ahá, espero que esse jeito simples de preparar faça com que você, que não come quiabo por ele ser babento, tente preparar desse jeitinho. A minha filha sempre gostou de quiabo, por vezes era a única coisa que comia do prato! Fiz uma receita pequenininha, porque daí se ninguém comer, pelo menos o desperdício será menor hehehe!! Ah, na hora de escolher os quiabos prefira os menores, e mais molinhos, os duros são muito fibrosos, e não amaciam no cozimento, não fica legal. Se puder quebre um ao meio, para ver se ele abre com facilidade, se sim, pode levar que está bom. Se tiver que ficar retorcendo o quiabo para ele quebrar, esqueça, deve estar velho e fibroso.

Ingredientes:
10 ou 15 quiabos pequenos ou médios
1/2 limão
1 pitada de sal
1/2 xícara de água (100ml)

Preparo:
Lave bem os quiabos, de preferência com uma escovinha (eu comprei uma escova de dentes nova e uso para lavar os alimentos). Coloque num prato e corte em rodelas. Passe para uma panela pequena, acrescente uma pitada de sal, esprema o limão, junte a água. Mexa levemente para misturar e leve ao fogo baixinho, levemente tampado até a água secar. O quiabo vai mudar de cor, e quando secar a água está pronto. Vc pode temperar, depois de frio, com azeite de oliva; eu gosto mesmo é de servir só assim, sem nada.

5 comentários:

  1. Ah! Eu tbm faço quiabo assim. Eu aprendi com a minha mãe (que não sabe cozinhar nada) e ela aprendeu com a minha avó! Fica sem baba mesmo! Aqui em casa tenho uma comedora compulsiva de quibos, que é a minha filha! Certa vez, em um restaurante por quilo ela viu quibos e falou bem alto: "Oba! Quiabo!". Ela tinha 7 anos! Um senhor que estava perto dela exclamou: "Noss! Essa criança não existe!" Ela enche o prato de quiabo e se bobear não sobra pra ninguém! Já meu marido não passa nem perto, com baba ou sem baba! Ele diz que o problema são as bolinhas dentro hehehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ahahah, e esse é o jeito mais gostoso de eles comerem né? porque não faz muita meleca com as mãos! Já os adultos em relação ao quiabo é ame ou odeie!

    bjao!

    ResponderExcluir
  3. Olha, a minha receita é um pouco diferente, mas no fundo o princípio é o mesmo. Lá vai. Lave bem os quiabos e seque, seque mesmo. em uma panelinha que tenha tampa, coloque duas colheres de sopa de óleo, em seguida uma colher de chá de alho "moido', prepare meia cebola média ralada e reserve.Corte os quiabos em rodelas ou em pedços (mais ou menos 3) por unidade,frite o alho até dourar, coloque os quiabos já cortados e mexa um pouco , adiciona agora uma colher de chá de vinagre branco, volte a mexer os quiabos, adiciona agora a cebola ralada e 150 Ml de agua, sal a gosto. Em meia hora está pronto um prato delicioso e altamente nutritivo. Eu coloquei um pacotinho de tempero para carne, o sabor foi 1000. tt Carlos

    ResponderExcluir
  4. Se tirar as sementes ele ainda continua babando????

    ResponderExcluir
  5. Amigas o quiabo ,a parte sudável é a baba.
    Se voce colocar numa panela maior ele lavado cedo,enxuto no papel toalha e ficando sobre ele ,por umas horas,fora da geladeira,vai ficar sequinho.
    Pica na panela grade,onde ele fica á vontade,pouco óleo e va mexendo sem parar.Devagar.Num instante ele ficará sem baba,mas nao coloque nada para tirar os nutrientes,pois o limao e vinagre tira.Ai voce coloca ,quando nao ver mais baba,um pouco de agua fervendo.Tampe e deixe secar.Enquanto isso jogue temperos.Ah antes da agua vc coloca o alho com sal para dar mais gosto e em seguida a agua.Eu faço até ele com arroz.Coloco um pouco de quiabo sequinho e picado,alho com sal e depois afogo por cima o quiabo..Quando coloco a agua,vc ao ver o arroz pronto,nao acha uma baba..é demais

    ResponderExcluir