terça-feira, 13 de outubro de 2009

Aspargos!


Você já comeu aspargos? Se sim, que ótimo pois ele é uma excelente fonte de vitaminas A, B, C, cálcio, ferro, ácido fólico, sais minerais, potássio; além de desintoxicar o organismo. Minha filha ama aspargos, come degustando, é uma gracinha. Leia-se aspargos cozidos, sem tempero, só a planta.

Aproveite que agora é época, e aprecie esse sabor. Ao escolher, prefira os firmes e com talos não muito grossos. O aspargo não deve estar mole, dobrando. Assim que chegar em casa, se não for prepará-los no mesmo dia, coloque-os num copo com água e deixe refrigerado, para consumir em até três dias. Ela é uma planta nativa da Europa, mas já vem sendo cultivada no Brasil e em outros lugares do mundo há algum tempo. Eu compro na feira, não sei se ela é disponível no plantio orgânico, certamente sim.

Ingredientes:
8 aspargos frescos (comprei o verde)

Preparo:
Na hora de higienizar, corte uns três centímetros do talo e descarte. Às vezes o aspargo está velho e fibroso, nesse caso você deve descascá-lo, tirando a pele em volta dele também. Deixe de molho na água com vinagre, por uns 15 minutos, depois enxague bem, e coloque na panela a vapor, para cozinhar um pouco. Eu não uso panela a vapor, uso um cesto de inox para vapor que eu coloco dentro da panela de pressão. Como eles são compridos, deixo a panela aberta até conseguir entortá-los. Acrescento um copo de água (que não vai ficar em contato com os aspargos) e assim que a pressão começar, deixo uns 3 minutos, e espero a panela esfriar sozinha, para então abrir.

Retire os aspargos, coloque sobre um prato e sirva, com a refeição. Você pode preparar cremes para molhar os aspargos, mas com certeza deve aprender a apreciar o sabor único (sem sal e temperos), pois é o jeito mais delicioso, nutritivo e tão simples, ideal para habituar as crianças a descobrir novos sabores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário