quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"Tapioca prata??" de uva!



Sabe que na minha última sapeada pela zona cerealista aqui em São Paulo (av Mercúrio, no Brás), comprei algo diferente, mais uma vez. Minha loja eleita lá é o Vivenda Vida, onde os produtos são fresquinhos, o atendimento é bom, os produtos não vem com carunchos ou com cheiro de velho, como já aconteceu em compras que fiz em outras lojas lá nas redondezas.

Como dizia, comprei desta vez um pouco de "tapioca prata", que eu na minha inocência acreditei que ia jogar na frigideira quente para virar aquele pastelão de tapioca. Hahaha, santa ignorância! Essa tapioca prata é tipo um sagu quebradinho :o)

Passada a frustração (amo pastelão de tapioca), respirei fundo e estou descobrindo as possíveis utilizadades para o tal produto. Então fiquei muito feliz, pois para sobremesa das crianças ele pode substituir a medonha gelatina (um poço de corantes e açúcar).

Bem, eu nunca tinha feito, mas fui medindo e ficou assim, muito bom. Ah o detalhe também é usar um suco de uva orgânico e decente. Eu experimentei um suco de uva que comprei no Pão de Açúcar, incrivelmente bom, eu diria que é o suco mais gostoso que eu já bebi, cor púrpura, encorpado, sem adição de açúcar, certificado orgânico pela ecocert, é da marca Mena Kaho, vou colocar a foto lá embaixo.


Ingredientes: (obs medida da xícara 200ml)
1 xícara de "tapioca prata" (o tal sagu quebradinho)
4 xícaras de água
10 pauzinhos de cravo da índia
1 canela em rama
1 e 3/4 de xícara de suco de uva orgânico (use um suco decente, e não maguary ou similares artificiais heim!)

Preparo:
Lave a "tapioca prata" em água corrente, e depois deixe de molho nas 4 xícaras de água. Deixe lá por mais ou menos 1 hora, ou até a tapioca sugar quase toda a água. Leve numa panelinha ao fogo médio-baixo, com a canela e o cravo, até as bolinhas brancas ficarem quase transparentes. Assim:


Desligue o fogo, junte o suco de uva, misture bem, passe para uma tigela de vidro e leve à geladeira para resfriar.

Detalhe básico: não fica muito doce, apenas o natural do suco (que não tem açúcar) mas as crianças adoraram. As formigas adultas de plantão acrescentaram duas colheres de leite condensado na tigelinha de servir. Eu preparei minha tigela com uma camada de banana prata picada, a "tapioca" de uva, e uma colher de leite condensado. Gente, que delícia, só experimentando pra saber!

Gostei desse negócio e vou experimentar fazer com frutas naturais, pois depois de bem gelado ele fica tipo uma gelatina, imagino que com morangos orgânicos deve ficar uma coisa de louco.



2 comentários:

  1. Oi Lu! A Bisa da minha filha fazia sagu com suco de laranja natural. Não colocava açúcar, nem adoçante nenhum! ficava uma delícia, bem suave! Ela fazia com laranja lima para não ficar muito ácido! Acho que para criança é bom e para adultos formigas (como eu) com leite condensado fica melhor ainda! Deve dar para fazer com a tal tapioca prata!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. ai que delícia, então é só cozinhar levemente o "grude" e colocar suco de laranja! Olha que beleza para as crianças, melhor que isso só a fruta ao natural mesmo.....

    bjs!

    ResponderExcluir