segunda-feira, 27 de julho de 2009

Grãos - aproveite o máximo dos nutrientes


Gosto muito de estudar sobre alimentaçao e fatores nutricionais, sem fanatismos.

Comprei um livro muito legal que chama-se "Alimentação sem carne" de Eric Slywitch. Não acho que seja voltado só para vegetarianos, pois traz dicas importantes para qualquer pessoa que deseja melhorar e aproveitar o máximo a combinação dos alimentos na refeição. É o meu "livro de cabeceira" aqui da cozinha.

Um dos capítulos fala sobre fatores antinutricionais, e é sobre o que eu quero falar, onde entra o ácido fítico. Ele está presente nas sementes, nos grãos de cereais integrais e de leguminosas (como os feijões), e a sua concentração pode prejudicar a absorção de alguns minerais, como o cálcio, ferro e zinco.

Sabe quando a gente deixa de molho o feijão de um dia para outro para cozinhar? Tem lógica, e mais do que isso, é uma medida necessária para que o grão elimine o ácido fítico. Veja:

O fitato presente no grão, funciona como um estoque de energia, no caso, armazenamento de fósforo. "Seria como se o fitato fosse uma pilha, e o fósforo que ele contém, a energia que será oferecida". Mas para que o grão precisa desta energia? Ora, para germinar! Para germinar é necessário energia, e no processo inicial a planta ainda não tem energia suficiente para fazê-lo, para que ocorra a fotossintese, o fitato é que vai fornecer essa energia.

Bem, falaria horas sobre o processo, mas já que deu para entender porque o grão tem fitato, e para que serve, vamos melhorar o aproveitamento de nutrientes na nossa refeição. É muito simples.

Todo grão entra em processo de germinar, quando fica de molho na água por 8 a 12 horas. Quer dizer, cada grão tem um tempo diferente nesse processo, o ideal é que fique no mínimo 12 horas, com 24 horas é certo que o grão liberou uma grande parte do ácido fítico. Eu faço isso com trigo em grão, cevada, lentilha, grão de bico, feijão.

Vc pode ir mais adiante e germinar mesmo o grão, para obter os brotos, que são chamados de alimentos de luz, e que de fato, são uma riqueza no que diz respeito à nutrição máxima. Eu admito que não tenho paciência, nem espaço para fazer brotos, mas um dia tentarei e volto aqui só para falar disso.

Por ora, ajude o grão e a sua saúde, e a natureza, colocando o bendito para germinar, detalhe: economia de gás para cozinhar também....


9 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog. Passo por ele todos os dias para ver as receitas e dicas.
    Parabéns!
    Abraço,
    Ana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Fico honrada e feliz a cada visita! :o)
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que bacana Lu!
    Valeu!
    Ah, recebi sim o e-mail sobre a batedeira...Obrigada!
    Agora vou por os grãozinhos de molho...rs
    Ah, posta uma receita com grãos de cevadinha. Quero fazer, mas tô perdidinha!
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  4. Ah Pé, que bom :o)
    Até eu postar uma receita de cevadinha, prepare assim, em vez de cozinhar uma xícara de arroz, cozinhe 1/2 xícara de cevadinha, 1/2 xicara de arroz, juntos, cozinham no mesmo tempo. Lembre de deixar a cevadinha "germinar" n:o)
    O Bernardo prefere a cevadinha que o arroz!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. oi.. adorei seu blog,
    e esta matéria, só fiquei com uma dúvida, a agua que os grãos ficam de molho é pra jogar fora ou ja usar no cozimento?
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. oi Lu.. tive que mandar meu comentário como anônimo pq n consegui mandar com meu nome, não sei como fazer,pois não costumo usar blogs, não entendo direito o funcionamento, mas procurando receitas de bolinhos de legumes no google, achei o seu blog e adorei, vc pode me dizer como faço? como funciona?
    obrigada

    ResponderExcluir
  7. Tanto faz. Há quem diga que essa água fica rica em mucilagens, mas eu não pesquisei muito sobre isso....EU prefiro jogar fora, e colocar uma nova água. O processo é importante para o grão, o grão entrou em processo de germinar, mas não quer dizer que passou os fitatos para a água entendeu??? Não existe água com fitatos! Por isso, a água não precisaria ser descartada......Beijos

    ResponderExcluir
  8. Então, acho que se vc não tem um blog, vc precisa ter um perfil pessoal no google ou no yahoo.....pra te falar a verdade eu sou um zero à esquerda nesse tipo de assunto... não sei mesmo como faz.....

    Mas pode postar como anônimo também, colocando seu nome no final do comentário! Assim vou saber quem vc é!
    Bjão

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    deixa ver se entendi...
    O feijão precisa ficar de molho por 24 horas?
    Vixi, eu punha direto na panela e bora cozinhar.
    Além do feijão o que mais precisa ficar de molho esse periodo? Você diz no texto que são tempos diferentes para cada grão, certo?
    Existe uma tabela?
    Desculpe o monte de pergunta mas estou me iniciando nessa coisa de cozinhar (consciente) agora.
    Beijos e parabéns pelo blog, não saio mais daqui
    Beijos

    ResponderExcluir