segunda-feira, 15 de março de 2010

Nhoque de inhame

foto Cozinhando com a Lu

Há! Fale três vezes: Nhoque de inhame, nhoque de inhame, nhoque de inhame!!!

Gente, sério: vc odeia inhame, acha ele babento e escorregadio, gosmento? Pois bem, eu também achava, achava...... mas o lance do inhame é que ele dá de dez a zero na batata. Nocaute na batata. O valor nutricional é absurdo, ainda mais para mulheres. O organismo feminino conspira a favor do inhame!
Dá uma "googleada" para descobrir!

Confesso que sou fã inverterada de batatas, de todas as espécies, em todos os preparos, mas dá para fazer uma troca inteligente as vezes, não é?

Look! Essa porção serve uma mãe e duas crianças famintas, mas não como prato único: pode parecer ridiculo, mas o feijão, ou lentilha e legumes acompanha o nhoque aqui, durante a semana. Se é no fim de semana, vamos de molho de tomate mesmo. Aleatoriedades do sistema....!!!

Ingredientes:
- 5 inhames médios (o que vai pesar mais ou menos 500g)
- 2 colheres de óleo de girassol
- sal a gosto (usei uma colher de chá rasa)
- pitada de noz moscada
- 1/2 xícara de farinha integral
- 3/4 de xícara de farinha branca (a dica é: se quiser um nhoque mais bonitinho, use só a farinha branca. Já levamos uma vida integral no resto mesmo, então a gente pode!)
- farinha branca para amassar

Preparo:
Cozinhe os inhames no vapor (eu cozinho com casca). Aliás, essa semana vou postar sobre o cesto de inox, para cozinhar na panela de pressão. É pratissíssimo!

Voltemos: se você nao tem panela de pressão, cozinhe em água mesmo, com casca e tudo. Quando espetar um palito e sair limpo, desligue, lave-os e descaque, a pele sai sozinha, só puxando com as mãos.

Enquanto isso, coloque água para ferver numa panela grande.

Amasse os inhames com um garfo (nessa parte entra minha filha de 4 anos :o)).

Junte o óleo, o sal, as farinhas, e noz moscada. Misture bem. Se foram cozidos na água, pode ser que seja necessário mais farinha. O importante é a massa ficar firme e sem grudar nas mãos.

Faça rolinhos com pequenas porções da massa, sempre polvilhando mais farinha na superfície. Corte com uma faca sempre retirando os resíduos de massa para não grudar.

Vá cozinhando aos poucos na água fervente, se quiser acrescente um pouco de sal à água. Assim que forem subindo, retire com uma escumadeira, passe para outra panela e regue um pouco de óleo ou azeite, para evitar que grudem.

Vá repetindo o processo até terminar a massa. Prepare o molho de sua preferência ou faça como eu, sirva com arroz, feijão e cia! rs!!!

P.S: viu como é possível? O ovo não é inerente ao nhoque!!!

6 comentários:

  1. Lu,
    Vou deixar a dica: quem quiser conhecer todas as maravilhas do inhame, precisa ler " Boca Feliz e Inhame Inhame" da querida Sonia Hirsh!
    Faz maravilhas para quem tem medo do cabeludinho...rsrs
    Beijão lindona!

    ResponderExcluir
  2. haahhhaha, gente, eu achei que era linguiça crua qunado vi a foto. que susto! hahahahahhha

    vou tentar esse nhoque..... deve ficar bom! eu adoooooro inhame. mas em casa, só eu. hehe

    ResponderExcluir
  3. Thais pelamordedeus!!! kkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

    linguiça crua AQUI, never! haha!! Só você mesmo!!!

    Nota importante: Esse nhoque não fica com gosto de inhame, because os peoples aqui de casa não comem inhame, in natura. O Legal é fazer um molho colorido, tipo de beterraba, e banhar os nhoques lá, para tingir, depois de cozidos!! Show!

    Beijos e saudades! Quando fizer minha volta ao mundo em 80 dias passarei no Japão para te dar um abraço! Há!

    ResponderExcluir
  4. Quando o inhame está meio babento, ainda está bom para o consumo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, o inhame é babento por natureza :-) tem até que cuidar para não escorregar da mão enquanto descasca! Só não pode estar com cheiro ruim. Quando do ele estraga fica azedo, pelo cheiro dá para perceber! Beijos

      Excluir
    2. Daniela, o inhame é babento por natureza :-) tem até que cuidar para não escorregar da mão enquanto descasca! Só não pode estar com cheiro ruim. Quando do ele estraga fica azedo, pelo cheiro dá para perceber! Beijos

      Excluir