sábado, 18 de julho de 2009

Palitos de polvilho



Nossa, essa biscoito eu gostei de fazer! Errei alguns até chegar na proporção certa dos ingredientes, então se vc não tem um copo medidor providencie um e vá correndo para a cozinha! Fica crocante e rende muitos com um nada de ingredientes!

Ingredientes:
25 ml de óleo de girassol (1/8 de copo de 200ml)
100ml de água (1/2 copo)
1 colher de café de sal
1 copo de 200ml de polvilho azedo

Preparo:
Leve numa panelinha a água com o óleo e o sal, até ferver. Quando ferver, jogue o polvilho de uma vez só e fique mexendo bem rápido, vai empelotando tudo mesmo. Quando o polvilho incorporar bem ao grude, desligue o fogo e assim que conseguir colocar a mão na massa quente, transfira para uma tábua seca e sem untar e vai amassando.

Ligue o forno e deixe bem quente. Pegue pequeninas porções da massa e faça rolinhos finos e compridos (é fino mesmo, tipo a finura de um cabo de carregador de celular), eles vão inchar com o calor. Coloque numa assadeira sem untar, deixando o espaço de um dedo entre eles.

Leve ao forno quente por (ihhh não anotei o tempo dos meus) mas é mais ou menos 10 minutos, vc pode ir abrindo o forno de vez em quando para conferir se já estão bons, não se preocupe que não vão estragar, ou murchar. Retire do forno quando eles estiverem começando a dourar as pontas. Com certeza na segunda leva vc já pegou o jeito do seu forno, para calcular o tempo.

Depois que terminei de fazer, pensei, que coisa boa de fazer, baratíssimo e delicioso! Detalhe, quanto mais fino, mais crocante fica, os meus fizeram crunch crunch ao morder.....

7 comentários:

  1. Caracas, Lu
    Tô amando seu blog, quanta receita. Já sabia dos seus dotes culinários, mas vc me surpreende a ca dia! hahaha
    Saudades! Bjão em vc e em especial na Gabi e no Bê.
    Vamos ver se a gente se vê antes da sua viagem, quem sabe um piquenique???

    ResponderExcluir
  2. Lu!
    Comprei polvilho azedo hj!!!
    Vou fazer. Amo polvilho!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Van, quero sim fazer um passeio antes da viagem! Viu só como a gente é prendada? hhihihihih
    Vou fazer esses palitos pra levar :o)

    Pé, faz e me fala, estraguei umas receitas antes de acertar, mas queria fazer sem ovo, e todas as receitas que eu tinha levava ovo, e é mais difícil mesmo dar o ponto....well, acertei o ponto da receita, agora é só cada uma que fizer acertar o tempo do seu forno mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lu, adorei o blog e amei essa reiceita tanto que postei ela hoje no meu site, guiaveg.
    Espero que não tenha problemas!!!

    http://guiaveg.com.br/index/?p=1295

    ResponderExcluir
  5. Queria saber de polvilho doce como seria a receita do Palito de Polvinho.Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Queria saber de polvilho doce como seria a receita do Palito de Polvinho.Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Oies, nunca fiz com polvilho doce, maaas acho que ele nao cresce tanto nem fica crocante. Por exemplo, no pao de queijo uso os dois polvilhos, uso o doce para dar consistencia e o azedo para crescer :-)

    ResponderExcluir