terça-feira, 21 de julho de 2009

Óleo de canola



Nunca pesquisei sobre óleos ou afins, sempre usei o óleo de canola para fazer bolos e pães, em pequenas quantidades, e nas comidas quentes (salgadas) eu evito usar qualquer tipo de óleo. Também não faço frituras em casa. Hoje me deparei com um artigo que condena o óleo de canola, diferentemente do que é colocado pela mídia e revistas de saúde em geral, e me fez repensar o seu uso. Copiei o artigo para o arquivo do blog, para ler clique aqui.

Não se trata de sensasionalismo, mas de fatos, e que são desconhecidos pela maior parte da população. E que engana o consumidor, o óleo de canola é um produto caro.

A margarina é outra coisa que deveria ser banida da face da terra, mas eu mesma ainda utilizo em alguns preparos (mesmo que raramente), como uma opção à manteiga, em pratos veganos.

Bem, continuarei temperando minhas saladas com azeite de oliva, o único prensado a frio e com indiscutíveis benefícios ao organismo, e no restante do uso culinário já não sei que opção usar, visto que o cheiro do óleo de côco me dá um enjôo absurdo, a manteiga dá para usar em algumas coisas, agora sei que o ghee (manteiga clarificada) é melhor ainda que a manteiga em si, e pretendo adotar.

A minha neura é se o produto é transgênico ou não. Vou pesquisar mais e certamente deixar de comprar óleo de canola. No site da greenpeace é possível verificar se aquele produto que você compra no supermercado pode ser trangênico ou não. Eu já tinha mudado várias marcas, mas o óleo de canola eu desacreditava ser trangênico, foi surpreendente descobrir que "canola" é uma invenção do homem :oO

E em relação aos outros óleos qual vc opta e porquê?

6 comentários:

  1. Lu, aqui em casa, é azeite de oliva ou óleo de girassol. São os não transgênicos. hehehehe

    beijo,

    ResponderExcluir
  2. Thá! nossa, eu nunca tinha prestado a atençao devida ao óleo de girassol, estou lendo vários artigos, realmente estava cega quanto ao óleo de colza- canola, e olha que engraçado, pois a semente de girassol eu uso sempre em casa heheheheh, que irônico. Vou adota-lo em minha cozinha! Obrigada e beijos

    ResponderExcluir
  3. eu também uso o de girassol há bastante tempo, depois que vi uma materia com um especialista em oleos que falava que o de canola leva uma quantidade muito grande de produtos quimicos na sua produção. Legal vc ter falado nisso, Lu!

    ResponderExcluir
  4. Para usar cru, azeite de oliva extra-virgem é o eleito sempre; para usar nas receitas cozidas, encontrei uma dobradinha (oliva + girassol), denominada OLIVÍSSIMO - é bem saboroso e sem transgenia. A canola é ótima como combustível (de máquinas artificiais, não de orgânicas, como o nosso corpo).

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou nutricionista e tenho um blog sobre nutrição. Pesquisando sobre óleos encontrei seu blog, e adorei! Vou seguir!
    Se vc quiser conhecer o meu, fique à vontade: www.fernandascheer.com
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Lu, nesse site: http://www.mundodosoleos.com.br existem uma infinidade de óleos para culinária. Fiquei louca e já adquiri alguns. Como sou vegana, facilita bastante na cozinha e na criação de comidas e sabores novos. Vale conferir.

    ResponderExcluir