terça-feira, 14 de julho de 2009

Broa de centeio


Pães e biscoitos são o que eu mais gosto de fazer! Quando faço pães que levam centeio na massa, procuro não adicionar outras misturas, pois o centeio já deixa a massa muito pesada, e pode embatumar, e não assar direito. A maioria das receitas que se encontra por aí pede uma grande quantidade de farinha branca. Resolvi descobrir se dá para fazer uma boa broa bem integralzona assim, e deu! Lógico, não espere que uma broa de centeio cresça rapidamente, ela vai demorar pelo menos o dobro de tempo que se leva para preparar um pão "comum". Mas a espera vale a pena sim! Coe um café fresquinho enquanto assa essa deliciosa broa!

Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
250ml de água morna
4 colheres de óleo de girassol
1 colher de sopa de levedura de cerveja
1 colher de sopa rasa de sal
3 xícaras de farinha de centeio fina
3/4 de xícara de farinha integral
1/2 xícara de farinha branca

Misture bem todos os ingredientes, na ordem, deixe as farinhas para ir colocando por último. Eu uso a batedeira planetária. Quando a massa não grudar mais nas mãos, está no ponto. Deixe crescer por umas 3 horas, ou até dobrar de volume. Coloque na forma de pão untada (a minha mede 10X25cm)

e espere crescer mais umas 2 ou 3 horas, até dobrar de volume de novo. Olha como cresceu

Asse em forno pré aquecido, por 50 minutos a 1 hora (eu deixo o forno bem quente, e abaixo um pouco a temperatura na hora de colocá-lo, para assar mais devagar)

Surpreenda-se com o sabor!

2 comentários:

  1. oi !!! LU tbém adoro fazer pães integrais, bem só faço uma receita... mas fica uma delícia!!! Parabéns pelo blog !!! em tempo, eu asso no forno frio, e dá certo. Letícia

    ResponderExcluir
  2. Oi!!! ameia a receita ficou delicioso.
    abraços!!!
    Denilson

    ResponderExcluir