quarta-feira, 15 de julho de 2009

Bolachinhas de amendoim


Adoro bolachas, cookies e afins..... tenho n receitas saborosíssimas! Hoje meu pensamento em incluir biscoitos na alimentação da minha família tem como objetivo prazer e nutrição. Logo, nada de industrializados. Veja como fica gostoso esse biscoito integral, para o lanchinho da tarde, acompanhando a fruta das crianças.
Ah, só um parênteses sobre o amendoim, procure um produto que tenha o selo da "abicab", que monitora a presença de toxinas que são comuns em amendoins. Eu tenho medo de comer coisas de amendoim que eu não sei a procedência... se quiser saber mais leia selo pró amendoim

Ingredientes:
1 xícara de amendoim cru
3/4 de xícara de açúcar demerara
3/4 de xícara de água
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
2 xícaras de chá de farinha de trigo integral

Preparo:
Triture o amendoim no liquificador até virar farinha, acrescente o açúcar e triture mais um pouco. Retire para uma tigela e acresente os outros ingredientes aos poucos. Abra a massa numa superfície enfarinhada, com uma espessura de meio centímetro e corte os biscoitos em formatos variados. Chame as crianças para fazer isso, eles adoram. Coloque numa assadeira untada e asse até que elas dourem pouquinho embaixo, cerca de 20 minutos. Cuidado para não assar demais senão fica muito duro.
Esse biscoito não fica muito doce e é melhor do que bolacha maizena, do ponto de vista nutricional.... Ah para quem gosta de chocolate pode derreter uma barra e pincelar sobre os biscoitos, levar a geladeira por uns minutos e guardar em pote bem fechado. Fica uma delícia o sabor do amendoim com chocolate. Aqui, como fiz para as crianças, deixei na opção mais simples mesmo. Rende uns 50 biscoitinhos, guarde em potes bem fechados.

2 comentários:

  1. Um comentário meu mesmo.... não ia postar esse biscoito, ainda vou aprimorar a receita, mas vai deixar de ser vegan, logo, vou deixar essa opção para quem não come ovos e leite, manteiga etc

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!
    Fizemos aqui em casa.
    Sim, todos colocaram a mão na massa no domingo.
    Modifiquei um pouco a receita, coloquei cacau em pó no lugar de um pouco de farinha, usei metade de amendoim torrado e a outra de cru (pq eu tinha só assim em casa) e coloquei leite no lugar da água.
    Achei q ficou duro.
    Mas...
    Ruim ñ ficou ñ o pote está quase vazio.
    É q p/ as cças meio duro acho q ñ rola legal, embora eles tenham gostado mesmo assim.
    Será q colocar um ovo na massa ñ deixaria o biscoito menos duro.
    Ou será q só o meu é q ficou duro mesmo.
    De qq modo, uma delícia os biscoitos.
    Vou fazer outras vezes.
    Se tiver alguma dica ;o)!
    Bjs,
    FêdaRaedoLu

    ResponderExcluir