domingo, 11 de outubro de 2009

Sequilho de castanha do pará


Bem, não é necessariamente um sequilho, mas como usei polvilho na massa então batizei assim esse biscoitinho que inventei para comemorar a gravidez da minha amiga Lígia! Como todo bom sequilho, é bom ter uma xícara de café, ou um copo de água por perto :o)

obs: medida da xícara: 200ml

Ingredientes:
1 ovo (de preferência de galinhas criadas soltas e felizes)
1 xícara de açúcar mascavo
1 é 1/2 xícara de castanha do pará
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de mel (opcional, obs: só adicione no final se a massa ficar muito dura)
2 xícaras de polvilho doce
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de farinha de trigo integral

Preparo:
Triture as castanhas do pará no liquidificador, até moer bem. O restante da massa eu preparei na batedeira: Junte o ovo e o açúcar, batendo bem até virar um creme. Vá colocando os outros ingredientes, a castanha, água, mel, o polvilho, o fermento e por último a farinha. Na hora de acrescentar a farinha, tome cuidado para a massa não ficar muito dura, nesse caso, não coloque toda a farinha, adicione sempre aos poucos. E não se preocupe que não vai desmanchar no forno. A massa deve ficar firme, mas não dura, por isso prefiro utilizar a batedeira.

Preaqueça o forno, unte uma assadeira, e coloque colheradas da massa, com colher de sobremesa, moldando. (já fiz outra vez, rolinhos, e cortei com a faca, tipo nhoque, achei mais fácil). Deixe assar por cerca de 20 minutos, ou até dar uma douradinha. Deixe esfriar para tirar com uma espátula. Quando faço biscoitos, uso duas assadeiras, pois enquanto uma leva está assada esfriando, a outra já está indo ao forno. Rende mais ou menos 50 biscoitos, guarde em potes bem fechados.

3 comentários:

  1. Lu, esta no forno assando!!!
    Biscoito deliciaaaaaaa!!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Lu, só uma coisa...
    O meu esparramou...ficou parecendo cookie!!! Mas o gosto ficou delicioso como o seu! acho que eu tinha que ter colocado um pouquinho mais de farinha né???
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. sim, mais farinha (ainda achei o meu massudo, por isso sugeri colocar um pouco menos, se possivel,), ou então da proxima vez não coloque o mel! o mel faz isso com o biscoito, se colocar um pouco a mais desanda tudo!

    mas de qq jeito é bom demais heim! dá para fazer essa massa numa assadeira, forrando e depois de fria cobrir com mousse de maracujá ou chocolate meio amargo mmmmmm

    ResponderExcluir