quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Linhaça! Suco desintoxicante



Vivendo e aprendendo! Outro dia recebi um e-mail da minha amiga Fer, sobre uma informação que ela viu na revista dos vegetarianos. A questão é: como aproveitar bem os nutrientes dessa semente, a maneira correta de utilizar e principalmente como NÃO utilizar.
Todo mundo já conhece os benefícios absurdos da linhaça! Além dos ômegas 3, 6 e 9, tem fibras e protege nosso organismo de diversas doenças. Mas olha lá a moderação no consumo, pois o excesso pode comprometer a absorção de outros nutrientes. O indicado é 1 colher de sopa por dia para adultos; e para crianças 1 colher de sobremesa.

Devemos evitar comprar a farinha pronta, ou armazenar essa farinha de linhaça por muitos dias. O correto é comprar as sementinhas. Na hora em que vc for preparar a sua receita, vc coloca uma porção no liquidificador (digamos, 1/2 xícara) e tritura até virar uma farinha. Então você utiliza o que precisar, e o que sobrou, coloca num recipiente, tampando bem, e guarda na geladeira para utilizar em até 3 dias. Por quê? Porque acontece oxidação das gorduras assim que é rompida a casquinha.

Outra maneira melhor ainda é deixar a semente de molho por, no mínimo 8 horas, quando entra em processo de germinação. A água em que ficou de molho é rica em mucilagens, que trata diversos problemas estomacais, constipação etc. Daí as sementes usa onde quiser, na salada, no bolo.... pode bater com água no liquidificador e acrescentar à massa do bolo, pão, etc... Eu sempre uso em vários preparos. Mas antes eu triturava porções maiores e guardava, agora aprendi que deve ficar refrigerado, e protegido da luz quando estiver moída. As sementes inteiras não precisam ser guardadas na geladeira.

Uma dica facinho para quem quer começar bem o dia é fazer um:

Suco desintoxicante:

Ingredientes (para 1 copo de suco)
1 colher de sopa de sementinhas de linhaça dourada
1 rodela de abacaxi
1 pedacinho de gengibre

Preparo:
à noite deixe uma colher de sopa de linhaça de molho em meio copo dágua. No dia seguinte, coloque no liquidificador, acrescentando uma rodela de abacaxi, um pedacinho de gengibre.  Se quiser acrescente gelo, e beba em seguida.

3 comentários:

  1. apesar de abacaxi ser em disparado minha fruta preferida... ha algum tempo criei uma alergia a ela... uma misera fatia realiza um estrago em mim... sugere trocar por qual outra fruta??

    ResponderExcluir
  2. Pelo fator "desintoxicante" eu usaria melancia então... mas dái elimina o gengibre, faz só a melancia e a linhaça! Gosto de passar a melancia na centrífuga, e então no liquidificador junte a linhaça germinada com a água...

    Ou então 1 colher de mel + 2 maçãs sem casca + a linhaça germinada

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Lu!

    Estou começando a dieta que minha nutricionista passou e tem alguns sucos "desintox",estava pesquisando as funçoes e cai aqui no seu blog,a-d-o-r-e-i!!
    Fiz o suco com melancia e linhaça,e ficou otimo(e olha q eu sou a imperatriz do enjoamento pra comer qq coisa e experiementar).
    Mas agora estou ralando,pq minha nutricionista esta com suspeita de doença celiaca,e cortou de td nesse 1mes,ate carne,pelo menos emagreci 3 kgs em 2 dias.

    ResponderExcluir