terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vamos fazer uma lista de compras?

Acho que muitas pessoas ficam confusas diante de tantas opções, quando entram nessas lojas a granel. Eu tenho uma listinha que é bem simples e básica, que usei logo que fui mudando a alimentação do povo aqui de casa.

Vai depender do tamanho da sua família, lógico, por isso fiz uma lista pequena que atende bem uma família de 3 pessoas. Repito, não é uma lista completa, é uma lista para iniciantes, daí dá para vc entrar aqui no blog e poder fazer todas as receitas sem faltar ingredientes!

Lista Básica
200g de germen de trigo tostado
200g de fibra de trigo
1,5 kg de farinha de trigo integral fina
300g de farinha de centeio fina
1kg de açúcar mascavo
500g de açúcar demerara
300g de linhaça (eu compro as sementes e trituro no liquidificador na hora de usar)
300g de chia
200g de castanha de caju
200g de castanha do pará
200g de amêndoas cruas
100 g de semente de abóbora descascada (muito bom para colocar na massa do pão, e para as crianças comerem pois é vermífugo natural)
100g de semente de girassol descascada e torrada (tem que ser fresquinho, experimente e cheire antes para ver se não está velho)
500g de aveia em flocos


Costumo aumentar a lista comprando polvilho, maisena, feijão, granola, mel, melado, lentilha, canjica, frutas secas; e as quantidades que eu compro das coisas são maiores tipo 5kg de farinha integral.... mas eu uso muito aqui, pouca coisa eu compro pronta tipo massas, biscoito e bolos, a maioria eu mesma faço...

se vc quiser experimentar cozinhar no lugar do arroz branco, para experimentar, compre

1kg de arroz integral (gosto de comprar o cateto)
300g de cevadinha em grão
300g de trigo em grão

E tem mais mil coisas, como passas, granolas, damascos e outras frutas desidratadas, farinha de aveia, farinha de arroz......é muita coisa gente.
Bem....é isso! Com a lista básica dá para fazer bastante coisa, e fora não vai, pois todos os ingredientes são muito úteis. Pronto, agora ninguém me venha com a desculpa de que não sabe o que comprar, escutou mããe!!!???

Sugestão de boas compras em SP: zona cerealista para quem tem paciência, na av Mercúrio, Brás. Vai sair com sacolada de coisas, tem lojas que dão desconto se pagar em dinheiro.

9 comentários:

  1. Lu, não acredito!
    Acabei de postar a mesma coisa!
    Hj fui na zona cerealista e voltei com a idéia de postar essa listinha!
    Gente do céu, que sintonia! hahahaha
    Adorei...rsrs
    Beijão querida!!!

    ResponderExcluir
  2. hahahahah, muito bom, o meu indicou as quantidades e o seu a funcionalidade da coisa hahahha

    complementem a lista acessando o blog da minha sócia hahahhaha muito engraçado isso!!!!

    http://divertidacozinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Aqui onde moro alimentos integrais são muito caros.:( Sem querem parecer intrometida, mas quando você gasta, aproximadamente, por mes em alimentação?

    adorei o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na zona cerealista a diferença é pouca ou nada
      Arroz integral é o mesmo preço do branco

      Excluir
  4. Olá Anonimo! :o)!

    Onde vc mora? Pois eu não compro em supermercado, procuro nos comércios atacadistas, e aqui em São Paulo é muito barato, por exemplo, 1 kg de farinha integral custa 2,20. No supermercado pode custar até 5 ou 6 reais.

    As compras da casa eu compro a maior parte nas lojas de integrais, em atacado, pois uso bastante, vendendo pães e cookies.

    Sou vegetariana, não gasto com carnes, e nem com congelados, essas coisas. Quando foquei em alimentos de qualidade, vi que menos é mais. Mas a pergunta de quanto gasto não sei responder, pois minha compra é grande mesmo, não é só para consumo doméstico!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Bom, acabaste de me convencer!! Teu blog tem muitas dicas bacanas para as mamães tomarem conhecimento!! Vou te adicionar na minha lista lá do blog! Não que o meu blog seja grande coisa, mas a gente tenta....kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Há! Carla, seja bem vinda sempre linda!
    Um beijao

    ResponderExcluir
  7. Ola Lu!!!
    Gostei muito do seu blog e admiro pessoas que compartilham coisas boas com outras pessoas!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Vc pode me dizer onde costuma comprar os cereais integrais, as oleaginosas e os produtos naturais em geral? Não sou de são paulo, mas moro aqui e gostaria muito de comprar estes produtos mais baratos. Adorei o blog. beijos

    ResponderExcluir