sábado, 26 de setembro de 2009

Pão de farinha de banana verde


Você já conhece a farinha de banana verde? Eu comprei para experimentar, numa das minhas idas à zona cerealista de Sao Paulo. Ela serve para vários usos culinários, desde bolos, tortas, biscoitos, isso é o que o rótulo do produto indica, experimentei no pão dessa vez. Essa farinha deixa a massa mais escurinha, o pão fica com aparência de broa, mas muito macio, e não fica com gosto de banana, como imaginei. O que chama atenção do ponto de vista nutricional dessa farinha, é que ela possui um amido resistente, que processado no intestino grosso se transforma em substâncias benéficas ao nosso organismo e que vai prevenir tipos de câncer e diabetes. Bem, pelo preço (9 reais o pacote de 500g), de cara é um produto que a gente não compra todo mês, mas vale a pena mudar o gostinho das receitas trocando alguns ingredientes de vez em quando, é ou não é??!


Ingredientes:
1 colher de sopa de fermento em pó granulado para pão (ou 1 tablete de fermento fresco)
2 colheres de sopa de açúcar demerara
1 xícara de chá (200ml) de água
1 xícara de chá de farinha de banana verde
3 colheres de sopa de linhaça (triture na hora que for utilizar)
1 colher de sopa de levedura de cerveja
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de óleo de girassol
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
3/4 de xícara de farinha de trigo branca (mais ou menos)

Preparo
Vá colocando os ingredientes numa tigela, um a um, mexendo bem, adicione a farinha branca aos poucos, amassando bem com as mãos, o ponto certo é estra macio, mas não grudando. Eu usei a batedeira planetária para bater bem a massa. Deixe crescer até dobrar de volume. Unte uma assadeira (a minha é pequenininha, mede 10X25cm), coloque a massa e deixe ela crescer mais um pouco. Hoje estava um dia quente, fiz a massa do pão enquanto preparava o almoço, às 11hs e estava assando as 13:30, que beleza, não? :o)



9 comentários:

  1. Será que dá pra fazer esse pão na máquina de pão? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tentei Nanda, não sei que textura tem que ter a massa para pôr na máquina ...

      Excluir
  2. EU não tenho máquina de pão, então não sei que textura a massa deve ficar.... talvez na máquina de pão vc pode reduzir a farinha um pouco, para meia xícara de chá da farinha branca... faz e conta pra nós!

    ResponderExcluir
  3. Lu onde se compra prnta a farinha de banana verde? quanto custa? abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi anônima! :o)

    Eu comprei a farinha de banana verde em lojas de produtos naturais a granel. Custa uma pequena fortuna (tipo 8 reais, 1/2 kg).

    Aguarde que semana que vem, vou ensinar a fazer um pão de biomassa de banana verde que dá para fazer em casa! Genial não? bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá, achei o seu blog quando procurava uma receita com a farinha de banana verde.
    E, como tenho máquina de pão, tentei fazer um teste para ver se dava certo.
    Fiz uma receita de pão branco básica de 600g e substitui um dos 3 copos medida de farinha branca pela farinha de banana verde. No mais, mantive o restante da receita. Usei mel ao invés de açúcar e ainda precisei colocar um pouquinho d'água. O fermento, mantive as 2 colheres de chá da receita. O pão ficou gostoso mas não cresceu muito. A farinha é pesada quase como uma farinha integral. Levem isso em consideração quando forem fazer as devidas adaptações para a máquina. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A farinha é mais pesada mesmo. Talvez na máquina seja melhor usar a proporção de 1 de farinhaa de bananaa para 4 de branca.

      Excluir
  6. Oi, Lu! Bom dia!
    Gostaria de publicar sua receita na minha página facebook.com/linhapholias
    Posso?!
    Um abraço,
    Stefânia!

    ResponderExcluir