quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Bolo de cacau com amêndoas (vegan)



Ah! Sei que estou em dívida com as receitas, raramente chego perto do computador ultimamente, mas é por uma boa causa... logo vou divulgar por aqui...

Confesso que já estava com saudades das receitas vegan (sem produtos de origem animal) então, como vou visitar uma amiga logo mais, preparei este aqui, que ficou com gostinho de brownie! Eu aprecio muito sabores "meio amargo", principalmente quando se trata de chocolates, e este tem essa característica. E também é integral, sem farinhas e açúcares refinados, logo, bom para as crianças também! Optei pela não cobertura e sim servi-lo com um pedaço de chocolatinho amargo, e para os apreciadores de café, um fresquinho vai muito bem, obrigado!

Ingredientes: (medida da xícara 200ml)
1 e 1/2 xícara de chá de amêndoas cruas
3 colheres de sopa de linhaça dourada
1 xícara de chá de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de açúcar demerara
1/2 xícara de chá de cacau em pó (se usar chocolate 50% cacau use 1 xícara mal cheia)
1 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 colher de sopa rasinha de bicarbonato de sódio
1 xícara de chá de água
1 colher de sopa de vinagre de maçã ou de vinho
1/4 de xícara de chá de óleo de girassol
1 banana nanica

Preparo:
Ligue o forno para ir aquecendo.
Triture as amêndoas e a linhaça no liquidificador. Bata algumas vezes, desligue e mexa com uma colher de vez em quando, e torne a ligar, até ficar bem triturado.

Retire essa farinha para a tigela da batedeira, e acrescente o açúcar mascavo e demerara, o cacau peneirado, a farinha e o bicarbonato. Misture bem.

Pegue novamente o liquidificador, e coloque lá a água, o óleo, o vinagre a a banana, batendo bem até virar um creme.

Derrame aos poucos na tigela, misturando bem. Eu levei um pouco para bater na batedeira, o que deixa a massa mais fofinha, então fiz isso por 1 minuto, na planetária.

Unte uma forma com óleo, polvilhe um pouco de farinha, e derrame a massa do bolo, nivelando bem. Eu usei uma forma que mede 30X20cm.

Regule o forno para o médio e asse por mais ou menos 40 minutos, ou até espetar um palito e sair limpinho. Espere esfriar para cortar.

Olha como saiu do forno,

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Bolo integral de cenoura



Bem, devo dizer que este bolo foi uma experiência, mas que devo fazer outras para diminuir a quantidade de ovos, sem interferir na maciez. Enfim, usei farinha integral e menos óleo, que era uma coisa que me incomodava nas receitas-padrão de bolo de cenoura, muuito, muito óleo.

Ingredientes:
2 xícaras de chá de cenoura ralada
3 ovos (usei orgânicos, que meu cunhado trouxe do sítio! que maravilha)
1/4 de xícara de chá de óleo de girassol
1 xícara de chá de açúcar demerara
1/2 xícara de chá de água
1 e 1/2 xícara de chá de farinha integral
1/2 xícara de chá de farinha branca
1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Preparo:
Coloque os ingredientes no liquidificador, menos as farinhas e fermento. Derrame a massa numa tigela, e adicione então as farinhas, batendo bem para incorporar "ar" à massa, e deixá-la fofinha. Acrescente o fermento em pó. Unte uma assadeira média, enfarinhe, e asse em forno pré por 40 minutos, aproximadamente.

Opcional para cobertura: Derreta 200g de chocolate, cubra o bolo, e espalhe amendoim torrado e moído em cima.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pão de castanha de caju


Insisto em dizer.... se você nunca fez pão na vida, essa é a hora de começar a fazer! Depois de comer um pão desses, nem o melhor pão comprado será tão bom quanto! Nesse, juntei uma coisa que eu amo que são as castanhas, sempre tenho em casa castanhas de todo o tipo, amêndoas, nozes, do pará.... são as fontes de gordura mais saudável e também necessária ao nosso organismo.

Aqui na casa da mãe a fôrma de pão é maior....em casa eu uso uma forma um pouco maior que a de bolo inglês... aqui eu aumentei a quantidade de água e farinhas. Ah sempre lembrando que minha xícara de chá corresponde a 200ml. Espie!

Ingredientes
350ml de água
1/4 de xícara de óleo de girassol
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de fermento granulado ou 1 tablete de fermento biológico fresco
2 xícaras de chá de farinha de trigo integral
1 xícara de chá de farinha de soja torrada (eu uso a marca viapaxbio, que é orgânica)
1 colher de sopa rasinha de sal
1 xícara de chá de castanha de caju torrada e picadinha
farinha de trigo branca até dar o ponto (usei pouco mais de 1 xícara)

Preparo:
Vá colocando os ingredientes numa tigela, seguindo a ordem,e mexendo bem com uma colher de pau a cada adição. Quando não der mais para mexer, ponha a mão na massa, e amasse bem colocando a farinha branca até não grudar mais nas mãos. Faça uma bola com a massa e deixe crescer até dobrar de volume.

Unte uma forma de pão, modele a massa fazendo um rolo, coloque na forma e deixe crescer novamente. Asse em forno pré, temperatura média, por aproximadamente 40 minutos (depende muito de cada forno).

Eu comi com doce de abóbora caseiro, simplesmente incrível!

domingo, 16 de agosto de 2009

Bolo molhadinho de maçã



Essa receita deliciosa foi uma adaptação de uma receita da minha querida amiga Fernanda Passos... anote essa que uma forma inteira sumiu no café da tarde aqui, com as visitas! Sucesso garantido, e saúde também.

Ingredientes:

2 maçãs picadas e sem sementes (se for orgânica pode usar com casca)
1 ovo
1 e 3/4 de xícara de chá de iogurte natural (350ml) (usei o caseiro que eu fiz)
1/4 de xícara de chá de óleo de girassol
3/4 de xícara de açúcar demerara
3/4 de xícara de aveia em flocos
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Cobertura:
1 xícara de chá de castanha do pará picadinha
2 maçãs pequenas sem casca picadas
1 banana nanica picadinha
3 colheres de sopa de passas escuras
1/2 xícara de chá de granola
canela em pó

Preparo:
Vamos fazer a massa: coloque no liquidificador as maçãs, o ovo, o iogurte, óleo, açúcar e aveia, batendo bem a cada adição. Despeje numa tigela e misture a farinha e o fermento, misturando bem. Coloque num refratário ou forma retangular, untada e enfarinhada. Eu usei uma que mede 30cmX23cm.

Agora a cobertura: acomode sobre o bolo, as maças picadas, as bananas, espalhe bem as passas, a granola e a castanha, e polvilhe canela.

Asse em forno médio, pré aquecido por aproximadamente 40 minutos.

Mmmm tirou do forno ficou assim:

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Grão de bico temperadinho


Eu não gostava de grão de bico, confesso, acho que uma vez comi em forma de salada, e estava meio duro e então associei assim a uma coisa ruim , maaaas, esse aqui, temperadinho assim, fica sem palavras. Para fazê-lo me inspirei nos ingredientes do hommus. Espie!

Ingredientes:
1 xícara de 300ml de grão de bico
1 cebola pequena picada
4 colheres de sopa de cebolinha verde picada
3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)
1 pitada de pimenta síria
1 colher de chá de sal
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de shoyo (nesta receita eu não usei)
azeite, oleo de girassol

Preparo:
Deixe o grão de bico de molho na água de um dia para outro (pelo menos 12hs, para eliminar os fitatos: antinutriente presente nos grãos!).

Elimine a água. Coloque na panela de pressão e cubra com mais água, deixe cozinhar por 20 minutos, depois que a pressão começar. Deixe o fogo no mínimo. Desligue a panela e deixe terminar de cozinhar até a pressão sair naturalmente.

Pegue uma panela, e regue 1 fio de azeite de oliva. Pique a cebola e leve para refogar junto com a cebolinha verde. Não deixe o azeite "gritar" na panela. "Pesque" os grãos de bico com uma escumadeira, e jogue sobre a cebola na panela. Com uma concha, vá acrescentando um pouco do caldo também.

Tempere com o sal, pimenta. Junte o tahine e o shoyo. Pique bem picadinho os alhos ou utilize o espremedor próprio. Junte na panela.

Deixe no fogo baixo, e vá colocando mais caldo se precisar, para ele ficar cremoso. Acerte o sal. Na hora de servir regue azeite de oliva extravirgem.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Chá de maracujá



Olha, esse chá eu tomei na casa de minha vizinha Márcia, eu nunca tinha provado algo parecido.

Ela usa um aparelho de preparar café expresso, é uma jarra super bonita com uma peça que aperta de maneira que as sementes do maracujá ficam embaixo, filtradas, e deixam o chá cremoso. Eu não tenho essa engenhoca chique e francesa; então desenvolvi outro jeito que ficou com o mesmo sabor! Olha que fácil!

Ingredientes:
3 maracujás bem polpudos (eu usei quatro pois dois estavam meio secos)
5 colheres de sopa de açúcar demerara (já fiz com mascavo mas ficou ruim
Um punhado de cravos (usei uns 15 mais ou menos)
água

Preparo
Abra os maracujás e coloque as polpas no copo do liquidificador. Vá enchendo de água até marcar 1 litro no medidor. Ligue e bata por 1 minuto.

Leve numa panelinha o açúcar para derreter, até ficar cor de caramelo. O gostoso é ficar bem docinho, eu usei as colheres de sopa cheias.

Cuidado para não queimar o açúcar. Com o fogo ainda ligado, coe o suco de maracujá na panelinha e jogue os cravos lá. Quando ferver, desligue e coloque na garrafa térmica. (Eu uso uma garrafa exclusiva só para o chá, não use a garrafa do café heim ;oP)

Delicie-se, e surpreenda suas visitas!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Biscoito presente


Olha só que belezinha de presente para o dia dos pais! Corre, que ainda dá tempo de preparar! É um biscoito pouco doce, integral, ótimo para quem quer adoçar a vida do papai, e colaborar com a sua boa saúde!

Ingredientes
2 xícaras de chá de aveia em floquinhos
3/4 de xicara de chá de amêndoas cruas
1 xícara de chá de água
3 colheres de sopa de manteiga sem sal (deixe fora da geladeira, para amolecer)
3/4 de xícara de chá de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de gérmen de trigo
3 colheres de farinha de linhaça (eu trituro as sementinhas e guardo em potes de vidro...)
1 colher de chá de fermento em pó ou bicarbonato de sódio
1 xícara de chá de farinha de trigo integral fina


Cobertura
chocolate ao leite (usei 2 quadrados de 50 g)
castanha do caju torrada e picadinha (usei mais ou menos 3/4 de xícara de chá)

Preparo:
Vamos lá fazer a massa: coloque no liquidificador as amendoas, a aveia e a agua e bata até virar um creme. Passe para uma tigela e vá acrescentando os outros ingredientes, mexendo bem com uma colher. Deixe a farinha por último.

Coloque a farinha aos poucos, separe um pouco para colocar na mesa para auxiliar a abrir a massa e cortar. Abra a massa com o rolo, ou com as próprias mãos, na espessura de 1/2 cm mais ou menos, corte com o cortador e leve para assar em forma untada até dourar levemente embaixo. Forno médio, pre aquecido, por mais ou menos 20 minutos. Deixe esfriar.

Derreta o chocolate em banho maria, pincele os biscoitos e jogue as castanhas em cima. Leve um pouco a geladeira para o chocolate secar. Depois faça uma embalagem bem bonita e guarde para presentear!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Pão de queijo da Lu

Tenho uma receita oficial de pão de queijo, mas como de praxe, com muito óleo, ovos e leite. Na tentativa de deixar as receitas mais leves e saudáveis, essa combinação funcionou e cresceu legal! Por enquanto vai sem foto, porque os pães acabaram antes dos flashes......

Ingredientes:
2 ovos 1/4 de xicara de chá de óleo (sugiro o óleo de girassol)
1/2 xícara de chá de queijo prato ralado
1/4 de xícara de chá de parmesão ralado na hora
2 xicaras de chá de água
1 colher de sopa rasa de sal
3 xícaras de chá de polvilho azedo

Preparo:
Coloque um a um, os ingredientes no liquidificador. Unte forminhas para pão de queijo, e encha com a massa até a metade. Asse em forno pré bem quente por mais ou menos 30 minutos, ou dourar. Rende mais ou menos uns 15 pãezinhos!

domingo, 2 de agosto de 2009

Bolo de amêndoas, banana chocolate


Estou em Curitiba, aqui está um frio de gelar o ossos... nada como um bolinho com chá para esquentar... Não vou abandonar o blog, pelocontrário, vou começar a postar receitas de família que vou preparar com minha mãe!

Ingredientes:
1 e 1/4 de xícara de chá de amêndoas cruas
1/2 xícara de açúcar demerara
2 bananas nanicas
3/4 de xícara de chá de água
1/4 de xícara de chá de óleo de girassol
1 ovo
1 colher de chá de fermento em pó
1 xícara de chá de farinha de trigo integral fina
raspas da casca de 1 limão
50 g de chocolate amargo picado (a salware tem uma linha amarga sem lactose)

Preparo:
Bata no liquidificador os seis primeiros ingredientes. Derrame numa tigela e misture os outros ingredentes lentamente. Asse em forno pré por mais ou menos 35 minutos, ou até espetar um palito e sair seco.