quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Grão de bico temperadinho


Eu não gostava de grão de bico, confesso, acho que uma vez comi em forma de salada, e estava meio duro e então associei assim a uma coisa ruim , maaaas, esse aqui, temperadinho assim, fica sem palavras. Para fazê-lo me inspirei nos ingredientes do hommus. Espie!

Ingredientes:
1 xícara de 300ml de grão de bico
1 cebola pequena picada
4 colheres de sopa de cebolinha verde picada
3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)
1 pitada de pimenta síria
1 colher de chá de sal
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de shoyo (nesta receita eu não usei)
azeite, oleo de girassol

Preparo:
Deixe o grão de bico de molho na água de um dia para outro (pelo menos 12hs).
Coloque na panela de pressão e cubra com mais água, deixe cozinhar por 20 minutos, depois que a pressão começar. Deixe o fogo no mínimo. DEsligue a panela e deixe terminar de cozinhar até a pressão sair naturalmente.

Pegue uma panela, e regue 1 fio de óleo, e 1 fio de azeite de oliva. Pique a cebola e leve para refogar junto com a cebolinha verde. "Pesque" os grãos de bico com uma escumadeira, e jogue sobre a cebola na panela. Com uma concha, vá acrescentando um pouco do caldo também.

Tempere com o sal, pimenta. Junte o tahine e o shoyo. Pique bem picadinho os alhos ou utilize o espremedor próprio. Junte na panela.

Deixe no fogo baixo, e vá colocando mais caldo se precisar, para ele ficar cremoso. Acerte o sal. Na hora de servir regue azeite de oliva extravirgem.

8 comentários:

  1. Lu, onde compro a pasta de tahine, ou tenho a possibilidade de fazer em casa?

    ResponderExcluir
  2. OI Marilyn, compra no mercado, eu costumo comprar na zona cerealista de sp, tem tbem em lojas de produtos naturais! ;o)
    bjs

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se as cascas do grão de bico tem que ser rertiradas e como faz isso bjss obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosi!

    Não precisa tirar as cascas não, elas ficam macias depois de deixadas de molho!

    Meu grande bloqueio com o grão de bico era achar que tinha que descascar sempre, e não é necessário! Beijão!

    ResponderExcluir
  5. È necessário deixar o grão de bico de molho por 12 horas?

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu. Ótima dica! Fiz hoje e eu e meu marido adoramos! Agora vamos comer grão de bico só assim! Parabéns!

    ResponderExcluir

 
Visitantes