sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Experiências - Levain

Hoje vou iniciar uma experiência aqui em casa, e tentar fazer pela primeira vez um fermento natural, que é chamado de levain (na França), lievito madre (na Itália), pasta madre (na Espanha)..... Com esse fermento é possível fazer pães com um sabor incrível, graças à fermentação prolongada... com casca crocante e miolo macio! Huuuum!

Analisei um milhão de receitas e percebi basicamente que inicia-se com um pouco de farinha, de centeio ou integral e um líquido, que pode ser água ou suco de fruta natural.  

Deixa-se descansar por 24hs fora da geladeira e vai-se alimentando o fermento com água e farinha até atingir a consistência ideal, sempre deixando mais 24hs, e de vez em quando vai-se descartando um pouco da mistura para ela não ficar muito ácida.

Esse processo dura de 7 a dez dias, e depois você guarda na geladeira e vai utilizando para fazer seus pães, e continua realimentando e gerundiando eternamente sua "pasta madre".

Sou muito curiosa e vou testar, e vou adaptar uma receita aqui do meu jeito! Logicamente o resultado deve acontecer dentro de uns 10 dias, então a palavra da vez é paciência - algo não inerente a uma capricorniana legítima, mas vamos que vamos. Se eu não postar o pão em 13 dias a partir de hoje é porque perdi a paciência e joguei tudo fora :oP  

Vou testar dois em paralelo, um com suco de frutas e outro só com água :o)

Desafio!

2 comentários:

  1. Perdeu a paciencia? :) Fiquei curiosa.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita, primeiro, esqueci de alimentar um dia, e estava muito calor. E então azedou. Já fica a dica, se estiver muito calor, atenção redobrada, pois as leveduras agem muito rápido. Desencanei e nem comecei outro :oP

      Excluir