sábado, 3 de junho de 2017

Omelete funcional (com chia)

Você sabia que a chia, além de ter um milhão de propriedades fantásticas para o organismo, também serve para substituir ovos nas receitas? Em geral, usa-se 1 colher de sopa de chia, hidratada em duas colheres de água, para substituir 1 ovo. Na minha receita de hoje, usei 1/2 colher.

Em geral calculo 1 ovo por pessoa na hora de dosar os ingredientes dessas omeletes com vegetais. Hoje resolvi substituir metade da quantidade de ovos pela chia e deu supercerto, além de ter saciado a fome por muito mais tempo. 

Eu servi nesse prato: nosso omelete funcional, polenta (vou postar receita, sem lactose, sem manteiga), inhame temperado com azeite e ervas ao forno, saladinha e frutas de sobremesa. Esse tamanho de prato é o de sobremesa, e essa porção de omelete foi a minha parte, logo, metade dessa receita :o) E juro que sacia!



Ingredientes (para duas crianças ou 1 adulto faminto)
1 ovo (de preferência de galinhas criadas soltas e felizes)
1/2 colher (sopa de chia) em 1 colher (sopa) de água (deixar hidratar por 10 minutos)
1/2 cenoura pequena e crua, ralada
1/2 cebola pequena, picada (aqui em casa os frescurites não podem enxergar a cebola senão não comem)
6 vagens cruas picadas em rodelas beeem finas
sal a gosto (uma pitada, não exagere)

Preparo:
Misture tudo, deixe o sal para o final, logo antes de levar à frigideira anti aderente (pincele minimamente com óleo de coco). Fogo mínimo. Acomode uma tampa, para que não fique cru por dentro. Usei uma frigideira de mais ou menos 22 cm de diâmetro.

Pronto!!
 Perfeito, crianças aprovaram :o) (inclusive o que "não come" vagem nem "nada de fubá".) Nessa foto, as cebolas estão em rodelas na omelete, o que eu acho muito mais diviníssimo de delícia.

Agora é só inovar nas misturas e arrasar aí nos lanches, almoços e cia. Até no café da manhã fica maravilhoso de bom. Hummm, mas falando em café da manhã, fiz um pão hoje, com leite de castanha de caju... que ficou um sonho! Volto para apresentar aqui em breve. Tchau!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário