terça-feira, 13 de junho de 2017

"Leite" de amêndoas

Quando eu ouvi o termo leite vegetal pela primeira vez, achei super esquisito, mas fiquei curiosa e resolvi dar uma espiadinha, pois como pode sair leite de um grão? É realmente impressionante. O sabor não tem nada a ver com leite de vaca, porém ele substitui o dito em quase tudo. Eu apaixonei!

Há algum tempo eu tenho usado esses leites, em substituição ao "leite de vaca", nas diversas receitas. Uso em vitaminas, em bolos, no pão, no molho branco etc etc etc.  "Leite" entre aspas, porque eu desconfio que o que vem dentro dessas caixinhas tetrapack é um emaranhado de misturas químicas que só servem para dar alergia. Quem conhece o leite lá da fazenda, tirado da vaquinha e fervido na hora, sabe o que estou falando. É muito diferente dessa 'água com cal' em caixinha. Quando usamos (raramente) leite de vaca aqui em casa, eu compro os de saquinho, pois como a pediatra das crianças diz, leite bom é aquele que estraga em 3 dias. É para pensar fora da caixa, literalmente :o)

Tem alguém com sinusite, rinite, algum quadro alergênico do trato respiratório na sua casa? Elimine o leite e tudo que tem lactose. Por uma semana. Faça essa experiência. Em vez de achocolatado, faz um chazinho, um suco de laranja, uma vitamina de frutas com o leite vegetal que vou dar a receitinha! Tenho certeza que essas "ites" vão tirar férias :o)

Leite de amêndoas 







(pode fazer também com avelãs, ou castanha do Pará, ou castanhas de caju >> mais gorduroso o de caju)

Ingredientes:
1 xícara de amêndoas cruas (e só!!)

Preparo:
Você vai deixar essas amêndoas de molho em água suficiente para cobri-las, por 8 a 12 hs. Deixar de molho é importante para eliminar o ácido fítico (anti-nutriente presente em todos os grãos e sementes, e que é liberado ao germinar. Deixar de molho estimula a germinação).Olha a amêndoa antes e depois como fica!


Depois disso, descarte a água, coloque no liquidificador as amêndoas e acrescente 3 xícaras de água filtrada. Triture bem, e coe num filtro de pano. (no supermercado vende filtros para café, de tecido).

Pronto!

 Agora você guarda numa jarra de vidro com tampa (se não tiver tampa, passe um plástico filme) e vai usando. A validade é 5 dias na geladeira, há quem congele, eu nunca testei e nem precisei pois uso antes disso!

Essa pastinha que sobrou eu faço patê!
Eu vou por a receita direitinho, mas é basicamente picar uma cebola, um tomatinho e por temperos verdes, um pouco de sal, azeite e limão. Fica divino! E mega blaster nutritivo. Ou você pode usar num bolo, substituindo parte da massa.

E xô lactose =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário