domingo, 21 de fevereiro de 2010

Batatas ao curry


Antes de ser vegetariana, e ainda há um tempo atrás, eu utilizava o caldinho (knorr, maggi etc) em alguns pratos.....afff. Mas é muito trash, muito gorduroso, muito o resto do resto cheio de sal e glutamato. Tipo, essas coisas são um atestado de doença....a longo prazo. E tem quem use em tudo, quase que diariamente!

Bem, mas a família já está viciada no tempero de gordura hidrogenada tão prático de cubinho? Como substituir? Especiarias! Ervas! As ervas, se não der para usar frescas, vc pode comprar e congelar (no meu congelador tenho um vidro para cada coisa, um para salsinha, outro para cebolinha, outro para manjericão etc etc.... lavo a erva fresquinha, pico, e guardo no vidro, no congelador).

O curry é um tempero bem legalzinho, e que faz bem à saúde. Tem origem indiana, e mistura muitas especiarias, mas a base principal dele é o açafrão (ou cúrcuma), que dá aquela corzinha amarela, e que tem poder anti-inflamatório. Só cuidado para não abusar na dose, pois ele pode roubar o sabor do prato completamente. Deve-se usar os temperos apenas para realçar o sabor natural do que estamos preparando.

Ingredientes:
1 cebola
1 colher (sopa) de óleo de girassol
8 a 10 batatas médias- pequenas
1 colher (café) de curry
1 colher (café) de sal
1/2 xícara de salsinha picada
1/2 xícara de água

Preparo:
Lave, descasque e pique em quadradinhos as batatas, reserve.
Pique a cebola, coloque numa panela, acrescente o óleo e refogue até aromatizar.

Junte as batatas, deixe dar uma coradinha, mexendo de vez em quando. Quando começar a grudar, junte a água, mexa bem para desgrudar do fundo, junte o curry e o sal.

Tampe a panela, deixe em fogo médio- baixo, e mexa de vez em quando.

Quando estiver cozida (espete um garfo, ou experimente um pedacinho), acrescente o tempero verde, misture, tampe a panela, e volte ao fogo por 1 minuto.

Pronto! Bon apetit!

9 comentários:

  1. Lu,
    Sabe o que eu li uma vez, que tanto a salsinha, qto a cebolinha desidratadas conservam ainda mais os nutrientes do que as congeladas (vou procurar onde li para te passar). Qdo não tenho frescas, uso as desidratadas...o gosto muda um pouquinho, mas ainda assim fica tudo bem gostoso!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Fe, jura??? Bem vc sabe melhor do que ninguém que eu abomino congelados né? Tenho trauma!

    Mas os temperos desidratados são tao ruinzinhos!!! Nossa, não consigo usar!

    Mas quero sim comparar o valor nutricional! Será que é pelo fato que no desidratado ele "murcha" e então o nutriente aumenta em proporção?? Ou no congelamento que perde demais? Vou fuçar tbem! valeu!

    bjos master!

    ResponderExcluir
  3. Abri o site hj procurando alguma receita com batatas e logo "de cara" encontrei batata ao curry. Fiz e ficou maravilhosa.
    obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  4. Lu,
    Acabei de fazer exatamente a mesma coisa..mas com mandioquinho...ficou uma delicia! Até a Lu que não é muito de mandioquinha comeu e repetiu!!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Lu! Amei essa receitinha com as batatas! A criançada comeu e amou!!! Mas estou com um probleminha com o Pietro. Ele é alérgico e no mesmo dia que comeu as batatas apareceram as bolinhas da alergia dele. Acontece que tivemos uma festinha no mesmo dia e tinha refrigerante. Ninguém deu para ele, mas pode ser que ele tenha tomado escondidinho heheheh
    Então estou com dúvida de o curry pode ter algo alergênico. Você sabe me dizer se tem? Percebemos que qualquer coisa com corantes ou conservantes tem dado alergia nele!!!
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Larissa! Então! O curry é uma mistura de temperos: é mais provavel que o Pietro tenha alguma reação a algum deles, veja só: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos.

    Geralmente quem tem alergia aos temiveis amarelo tartrazina, e o corante vermelho, também não podem com o curry. Quais as reações que deu? inchou a boquinha e os olhinhos, ficou coçando? Lembre de dar bastante agua né? Um beijo querida

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu! O Pietro fica com bolinhas no corpo e vão virando placas bem grandes e dão coceira!!! Como ainda não sabemos do quê ele tem alergia, amanhã vamos ao médico para fazer exames, já que por exclusão ficou confuso!!! Vou comentar sobre o curry!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amei a receita, amei... obrigada por nos ajudar sempre!!!!
    Todos amaram!

    ResponderExcluir