segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pão de cenoura recheado com abobrinha

foto cozinhando com a Lu

Já sei, já sei, ninguém aguenta mais receitas com abobrinha......mas eu não resisti de inventar qualquer coisa com a bendita, pois ela continua lá reinando bela e formosa na feira, e na minha cozinha.

A proposta dessa receita foi misturar tudo que faz bem à saúde, que você come, sente-se nutrido, satisfeito e feliz. Aquela refeição que só uma salada, ou um belo suco de cor vermelha completa, sabe?! Jantinha de verão....

E além de tudo é uma receita magriiiinha, é completamente integral, com ingredientes funcionais, e nem no recheio o tempero é frito ou refogado, ou seja, não há nenhum tipo de saturação de óleo.

Pode parecer um pouco trabalhoso para fazer, mas acredite, vale a pena, para o bem da saúde do corpo e da mente!

Ingredientes
Massa:
-2 cenouras médias
-1 colher de açúcar mascavo
-1 tablete de fermento biológico fresco (pode usar também o fermento granulado, meio pacotinho, mas qualquer pão fica mais saboroso com o fermento fresco!!)
-4 colheres (sopa) de óleo de girassol
-2 colheres de sementes de girassol (antioxidante, minha gente, dê um chega prá lá nas rugas!)
-2 colheres de aveia em floquinhos (repõe a energia muscular, ajuda a não estocar gordurinhas)
-1 colher de fibra de trigo (ou farelo de trigo)
-1/2 colher (chá de sal)
-2 colheres de (sopa) castanha do pará ()
-1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral

Recheio
-1 abobrinha brasileira (ou italiana, pequena)
-2 dentes de alho
-1 cebola
-4 colheres de cheiro verde (salsa e cebolinha)
-2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
-8 azeitonas picadinhas
-sal

Preparo:
Raspe as cenouras e leve para cozinhar no vapor, até amolecer. Pode ser na panela normal também, mas no vapor conserva os nutrientes. Depois de cozida, coloque no liquidificador, e acrescente um pouquinho de água, o suficiente para poder triturar. Misture bem até virar uma pasta. Acrescente aí a castanha do pará e as sementes de girassol, e triture junto com a cenoura. Eu usei a tecla "pulsar". Passe para um copo medidor e complete com água até dar 200ml.

Passe para a tigela da batedeira, junte o fermento, o açúcar mascavo, o óleo, a fibra de trigo, a farinha e ligue até virar uma massa homogênea. Deixe batendo uns 3 minutos. Junte o sal. Você pode fazer na mão (numa tigela, mexendo com um garfo) :o).

É, a massa fica mole mesmo, ok??

Leve a tigela para um lugar escuro para crescer um pouco. Enquanto isso fazemos o recheio.

Cozinhe no vapor a abobrinha, até ela ficar bem molinha. Enquanto ela cozinha, corte os temperos beeeeem picadinho: a cebola, o alho, cheiro verde, azeitona. Misture a abobrinha, amassando ou picando beeem pequenininho. Eu preferi amassar igual a um purê. Acrescente sal, umas boas pitadas, tipo, de 1/2 a 1 colher (de chá) de sal. Experimente o tempero, pois tempero inssosso ninguém merece! :oO.

Reserve o recheio.

Hoje estava calor, então quando eu terminei o recheio, a massa já tinha crescido (ela fica mole mesmo, tipo uma massa de bolo. Sabe-se quando cresceu, pois fica cheio de bolinha, quando você mexe de leve com a colher.

Pegue uma marinex ou refratário untado, despeje metade da massa, coloque o recheio, regue azeite de oliva, e arrume o restante da massa em cima. Se quiser polvilhe umas sementes de papoula. Deixe crescer mais uns 30 minutos. Ligue o forno, espere um pouco e leve para assar de 30 a 40 minutos.

Prepare a salada e o sucão enquanto isso......
Pronto! Viu? nem foi tããããããããão complicado!

2 comentários:

  1. Ai essas abobrinhas Lu!!!! Eu e as crianças adoramos abonha, mas meu marido tem horror. Tá bom que eu dou razão, pois é uma história terrível que aconteceu com ele e a mãe dele o forçou a comer... é horrível mesmo... Mas esse monte de delícias com abobrinha... Vou acabar fazendo e deixando o marido sem janta um dia desses hehehehe
    Ah! Achei o creme de leite fresco! vou fazer o requeijão esse fim de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. oi....e o fermento? poe qdo?? rs...bjs

    ResponderExcluir