sábado, 14 de novembro de 2009

Homus (creme de grão de bico)


Você janta? O que comer nesse calor? Se você é da turma do café com pão à noite, experimente fazer esse homus delicioso para degustar com pão e salada no jantar de verão!


Ingredientes
200 gramas de grão de bico
5 colheres (de sopa) de tahine (pasta de gergelim)
3 dentes de alho
suco de 1/2 limão
sal a gosto (usei pouco menos que 1 colher de chá)
pimenta síria (1 pitada)

Deixe o grão de bico de molho de 12 a 24 horas. Troque a água, coloque o suficiente para cobrir os grãos, coloque na panela de pressão, e assim que começar a fervura, conte 10 minutos e desligue a panela.

Com uma escumadeira, retire os grãos da panela, junte 1 xícara da água do cozimento, o alho, tahine, pimenta e o suco de limão, batendo bem até virar um creme. Se preciso acresente mais um pouquinho de água do cozimento (se o liquidificador não conseguir trabalhar). Experimente um pouco, às vezes eu coloco mais alho, mas sem exageros, para não virar uma pasta de alho! :oP.

Coloque em pequenos potes, regue azeite, cubra com um prato em cima, e leve à geladeira para resfriar um pouco antes de servir.

É uma opção para passar no pão no lugar da terrível margarina, no café da manhã. Dura até 1 semana na geladeira. E rende bem, viu? Desses potinhos da foto, rendem 4 unidades e 1/2!

3 comentários:

  1. Lu, eu amo homus!
    Tradicionalissímo de família...rs
    Só de olhar dá água na boca!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Também adoorooo com rios de azeite extravirgem em cima! mmmm

    ResponderExcluir
  3. Homus é bom demais. Vou acrescentar uma dica da minha irmã, que agora mora em Israel e come homus diariamente. Na receita de homuns, pode-se acrescentar, quando tiver, um pouco de qualhada e uma pitada de cominho. Tô com água na boca! Bjs!

    ResponderExcluir