segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Gersal!



Hoje eu fiz um temperinho muito fácil e saboroso aqui, tão simples, mas tão gostoso, e dá para utilizar em várias coisas. Na salada, no arroz, no feijão, no purê....

Eu já conhecia o gersal dos resturantes, mas nem sonhava que era tão fácil de fazer. Procurando mais informação descobri que não existe um padrão para a proporção, na verdade você pode adequar ao seu gosto.

Mas a ideia principal do gersal é diminuir o consumo de sal, aproveitando o sabor, o tempero e a funcionalidade do gergelim, que é rico em proteínas, fibras, cálcio e ferro, gordura do bem, vitamina E, do complexo B, e minerais (fósforo, magnésio, selênio, zinco e manganês).

Você certamente sabe de alguém que só conhece o gergelim de cima do pão da padaria! Mas podemos comprá-lo (o gergelim) em embalagens no mercado, ou melhor ainda, em loja de produtos naturais a granel. Chega a ser ridículo a gente não conhecer essas possibilidades, quando prepará-los pode ser tão benéfico para a saúde e relativamente simples de se obter.

Meu próximo passo, é preparar um biscoito salgado a partir do gersal. Mas por ora, vamos ao nosso tempero. Como sugestão da minha amiga Pérola, utilizei no preparo do arroz, mas achei maravilhoso mesmo para temperar o feijão! Ficou show! Até meu filho que não estava comendo bem, bateu um pratão hoje! Santo gersal hahaha



Ingredientes: (atenção na medida da xícara 240ml)
1 xícara de gergelim branco (encha até o marcador no 240ml)
1/8 de xícara de sal marinho (encha até o marcador no 30ml)

**ou se você preferir, utilize em colheres, sempre na proporção de 8 para 1. Eu gostei dessa proporção pois dá para "exagerar" no tempero, sem ficar muito salgado.

Preparo:
Pegue uma frigideira e leve ao fogo médio. Despeje lá os gergelins, e fique mexendo com a colher de pau por um tempo, até que eles dourem. Você sabe quando está pronto, pois as sementinhas começam a pipocar na frigideira, e soltar um aroma delicioso, e a cor fica parecida com cor de palha.

Coloque no liquidificador, adicione o sal e triture bem até virar um pó. Se você olhar bem na foto, ficaram umas sementinhas inteiras, porque eu não tive paciência para esperar triturar bem.

Guarde num potinho de vidro e vá utilizando nos seus preparos culinários.

O legal é assim, se em algum preparo qualquer você utilizava 1 colher (de chá) de sal, você pode usar quatro colheres (de chá) de gersal, que na verdade, de sal mesmo, tem 1/4 de colher! Sacou? Bem temperadinho e com menos sal.

12 comentários:

  1. Ah horas andava atrás do gersal!!!
    Vou fazer o quanto antes! :)

    Muito grata pela receitinha!

    Beijinhos
    Lívia

    ResponderExcluir
  2. Adoro gersal com salada de agrião, rúcula e azeite extra virgem!

    ResponderExcluir
  3. Menina, fui na vivenda a vida...rs...ia lá em outras lojas e nunca tinha entrado nessa, muito boa a dica. Adorei e fiz todas as compras por lá mesmo.
    Ah, o gersal só tem que ser consumido logo senão fica com gosto/cheiro de ranço. ADORO!

    Beijos e quero participar das oficinas!!! ;-)

    ResponderExcluir
  4. Ah gente que legal! Vambora fazer gersal!

    E bem lembrado Mari!!, que o gergelim é uma semente oleaginosa e, assim que se rompe a película entra em processo de oxidação, que o deixa rançoso se não consumido em poucos dias!

    valeu!

    ResponderExcluir
  5. ahhh fiz hoje, mas fiz um monte. hauahuahauahua
    vou ter que usar em tudo. hahahahaha
    adorei!!! adorei o gosto!!!

    beijo e obrigada

    ResponderExcluir
  6. Thais do céu, rende muito né? Por isso prefiro usar a medida em colheres!!!!!

    essa semana fiz, usando dez de gergelim para uma de sal e ficou muito bom tbem!!

    beijos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu! Eu já conhecia essa receita...só que eu prefiro usar sem bater no liquidificador. Uso os grãozinhos em cima de tudo, tudo mesmo!!! Só bato na hora que quero temperar o feijão!!
    Hoje cou fazer a receita do bolo de cenoura! Depois deixo um comentário do resultado....
    Bjs
    Carla

    ResponderExcluir
  8. Ah Carla, sem moer é melhor ainda, pois não fica rançoso né? Mas o aroma libera incrivelmente quando os grãozinhos torrados são esmagados no pilão! Melhor que liquidificar também!

    Me conte do bolo! Were is?? Comments!! rs rs

    bjos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica da receita, fiz e deu super certo... valeu!!!! Bjs...

    ResponderExcluir
  10. Muito legal essa receita. O gersal pronto é muito caro! Bjs
    Adriana

    ResponderExcluir
  11. Oi,sera que posso fazer com gergilim tostado????Nao tenho branco e dificil encontrar por aqui.

    ResponderExcluir
  12. Minha prima falou sobre o gersal e fiquei mto interessada.Fiz hj, mas com o sal rosa ou sal do himalaia.200g de gergelim tostado e 1 colher de sopa de sal rosa.Gente é incrível o sabor!!

    ResponderExcluir