segunda-feira, 1 de junho de 2009

Óleo de canola - o que é canola???

Óleo de Canola: o que você precisa saber

Texto postado originalmente no blog de Daniel Caixão:



A "PERFEIÇÃO" HUMANA DA CANOLA


A canola é mais uma destas histórias atuais, que mostram como a ciência, afastada do comum das pessoas, se torna cúmplice de atitudes públicas, que podem ser perigosas para a saúde coletiva.

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer a seguinte questão: o que é canola, que, afinal, nem consta nas enciclopédias (Comptons e Encarta de 96)? Vejam só: Canola é novo nome da Colza. Colza? Novo nome? O que é isto afinal? Bem a Colza é uma planta da família das mostardas. É a mesma planta que foi a fonte de produção do agente mostarda, gás letal usado de forma terrível na Guerra Mundial. O óleo de colza é utilizado como substrato de óleo lubrificante, sabões e combustível, sendo considerado venenoso para coisas vivas: ótimo repelente (bem diluído) de pragas em jardins. Este poder tóxico é proporcionado pela alta quantidade de ácido erúcico que contém. Tem sido usado de forma alimentar no Extremo Oriente, na forma não refinada, e contrabalançada com uma dieta rica em gordura saturada, o que evitaria seus graves efeitos tóxicos. No entanto no ocidente o objetivo era se produzir um óleo com pouca gordura poliinsaturada, e boa quantia de ácido oléico e Omega-3. O óleo de oliva tem estes predicados, mas sua produção em larga escala é dispendiosa. Aí entram em cena empresas de "ótimas intenções", como a Monsanto, e produz uma variação transgênica da colza.

Para evitar problemas de marketing, usa o nome CAN - OLA (Canadian oil - ou óleo canadense). Isto mesmo: CANOLA é 100% transgênica. Sua comparação aos benefícios do óleo de oliva não passa de uma estratégia de venda: o óleo de oliva é bem mais caro, mas a canola é o mais caro do que os outros óleos, apesar de ser de produção baratíssima! Bom negócio, enfim.

Bem, se você não queria usar transgênicos sem seu expresso consentimento, mas já usou o óleo de canola, talvez até aconselhado pelo seu cardiologista ou nutricionista, fazer o quê? Perdemos o direito desta opção quando nos foi retirada toda a informação. Mas se é tão bom assim como se diz, porque não informar tudo a respeito? O óleo de canola está longe de ser tão salutar assim como se alardeia. Se observarem bem, pode deixar um cheiro rançoso nas roupas, pois é muito facilmente oxidado, e seu processo de refinamento produz as famigeradas gorduras trans (igual problema das margarinas), relacionadas a graves doenças incluindo o câncer. Produz déficit de vitamina E, antioxidante natural. Alimentos feitos com canola embolaram mais rapidamente. As pequenas quantidades de ácido erúcico, que ainda persistem na planta alterada, continuam sendo tóxicas para consumo humano, e esta ação tóxica é cumulativa. Existem relatos de inúmeras outras enfermidades ligadas à ingestão e até mesmo a inspiração de vapores de canola (possível vínculo com câncer de pulmão).

A canola também ilustra um jeito de funcionar das mega empresas de biotecnologia. Em abril de 2002, nos Estados Unidos, o CFS (Centro de Segurança Alimentar) e o GEFA (Alerta de Alimentos Geneticamente Produzidos) pediram uma investigação criminal contra a Monsanto e a Aventis mais o Departamento Americano de Agricultura, que haviam permitido o ingresso ilegal de sementes de colza modificada para dentro do território americano antes da aprovação legal desta importação para produção local.

Aqui e lá tudo funciona meio parecido. A própria liberação da canola no território americano contou com estímulo de US$50 milhões do governo Canadense para que o FDA (órgão regulador) facilitasse seu ingresso na indústria alimentar de lá, mesmo sem os adequados estudos de segurança em humanos.

Enfim, novamente nos defrontamos com uma situação em que a mão do homem subverte o bom senso entre ciência e saúde, ao que parece porque os interesses econômicos são muito mais persuasivos que os interesses dos consumidores. Mas o pior é que não podemos contar com os meios de informação, que sistematicamente informam o que interesses maiores julgam mais oportuno. A canola, podemos ter certeza, é uma fração pequena do mundo obscuro do capitalismo científico, que pesquisa fontes de enriquecimento muito mais entusiasticamente do que as verdadeiras fontes de saúde, vida e paz!

José Carlos Brasil Peixoto – médico



Na Internet: sobre a ação nos Estados Unidos contra a Monsanto:
www.centerfoodsafety.org ou www.gefa.org Sobre o relato de americano estudioso indignado sobre a verdade da canola: www.tetrahedron.org
(The truth about canola oil).

O site www.shirleys-wellness-cafe.com/canola.htm é mais rico em dados e bem atual (obs.: sites em inglês). Mas há inúmeros outros a respeito.

Lembrando que o processo de refino de qualquer óleo vegetal torna-o cancerígeno

33 comentários:

  1. Meu Deus, que decepção!!! Depois do infarto e cirurgia cardíaca com tres pontes safenas,eu só uso até agora o tal 'ÓLEO DE CANOLA'! E agora, o que vou usar?

    ResponderExcluir
  2. Com certeza absoluta o melhor óleo é o Azeite extra virgem,que custa no mercado quando em promoção cerca de 9 reais.
    O Óleo de colza custa 7 reais só pode mesmo ter relação com a Monsanto...
    Acho que a empresa Moonsanto é uma das mais criminosas do mundo,ela monopolizou a genética como se eles fossem Deus, cobram as patentes dos gens dos animais dos pequenos produtores e ainda vendem ração com milho que infertiliza os suinos.
    Parece bricadeira, mas os políticos americanos apoiam os atos criminosos dessa empresa,e o FDA endossa seus produtos criminosos, só falta eles qurerem dominar os alimentos do mundo tornado inferteis as lavouras e os animais do terceiro mundo.
    Deus Nos Livre!
    "Bob Lago"

    ResponderExcluir
  3. A Monsanto é Uma empresa criminosa.
    Ela patenteou todos os gens dos animais,e os comercializa como se fosse Deus.
    Inclusive gens naturais foram patenteados,e os produtores são obrigados a pagar patente para esses inescrupulosos.
    Criou ração de milho que infertiliza os suinos dos produtores.
    Afim de dominar o mercado eliminando todos os concorrentes aos seus produtos.
    E recebe o apoio tanto do governo quanto do FDA.
    É uma vergonha só.
    Pior é que suas garras já chegaram aos paises do terceiro mundo.
    Espero que não venham dominar toda produção mundial,eles são considerados os Hitleristas da produção de alimentos!
    Bob Lago

    ResponderExcluir
  4. será que os médicos não leem, eu tô usando óleo de canola a algum tempo e não sabia sobre isso. os médicos deveriam se informar melhor pra não prejudicar a saúde dos paciente. só Deus pra nos livrar de todo mal!!!

    ResponderExcluir
  5. AGORA FIQUEI EM DUVIDA,MEU CARDIOLOGISTA ME RECOMENDOU ÓLEO DE CANOLA POIS MEU COLESTEROL E TRIGRICEREDES ESTAVA BASTANTE ALTERADO.MAS TENHO LIDO MATÉRIAS QUE ME DEIXARAM BASTANTE CONFUSA.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante esta informação. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Decepcionante saber que nosso governo anti patriota, em vez de cuidar, ajuda a matar os brasileiros!

    ResponderExcluir
  8. Acabo de sair de um consoltorio onde a médica que atende minha esposa recomendou trocar o óleo de soja (vegetal) por óleo de canola (?). sou contrario a troca e a favor da moderação no uso de qualquer óleo comestivel. Contudo, essa desinformação ou divergencias de opiniões, deixam nós, atordoados qaunto a quem esta falando com legitimo conhecimento da causa.
    George Câmara - Natal/RN

    ResponderExcluir
  9. Que Deus nos livre e guarde destes trapaceiros
    "industriais".

    ResponderExcluir
  10. a industria farmaceutica e alimentar andam de mãos dadas,certos alimentos se fossem tão bons não nos deixavam doentes

    ResponderExcluir
  11. Putz! Depois de muito tempo de ensaio para comprar o óleo de canola, por causa do valor, comprei hoje e só depois fui pesquisar sobre o maldito.
    Não compro mais.

    ResponderExcluir
  12. OLÁ, PESSOAL.....BOA TARDE!
    BOM MESMO É ÓLEO DE CÔCO. MUITO CARO.
    É SÓ DEIXAR DE BEBER CERVEJAS, FUMAR ETC,,DAÍ ECONOMIZA-SE!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. SOMOS TODOS VÍTIMAS DO CAPITALISMO! ATÉ QUANDO?

    ResponderExcluir
  14. a sugestão do azeite como substituto ideal, esbarra num problema, ele satura muito rápido, o ideal seria fugir de frituras e tal, mas é difícil, e o óleo de girassol, milho? algodão?,enfim, qual seria então a melhor opção?

    ResponderExcluir
  15. deveríamos nos informar mais sobre o que comemos e damos para nossa família ao invéz de apenas nos orientarmos pela mídia !!!!
    nos matamos aos poucos e nem nos damos conta disso !!!!
    avisarei a todos que puder para que parem de usar esse venevo!

    ResponderExcluir
  16. Só para esclarecer o agente mostarda, gás letal usado de forma terrível na Guerra Mundial tem este nome somente devido a cor (amarelo)semelhante a mostarda. Não tem nada a ver com semente de mostarda.

    ResponderExcluir
  17. SE A ANVISA NÃO FOSSE UM CABIDE DE EMPREGO COMO TODOS ORGÃOS PÚBRICOS ELA PODERIA SUSPENDER A COMERCIALIZAÇÃO DO ÓLEO DE CANOLA.

    ResponderExcluir
  18. Também só uso Canola.E agora, o que usar?

    ResponderExcluir
  19. Ainda bem que pesquizei antes de comprar, vou utilizar azeite portugues que é muito bom.

    ResponderExcluir
  20. Após quatro pontes de safena meu cardiologista me recomendou o óleo de canola.vou jogar fora o que eu possuo em estoque.

    ResponderExcluir
  21. Se o óleo de canola é uma bomba qual usar? de milho , de girasol, de oliva ou azeite extra virgem me ajudem...

    ResponderExcluir
  22. Me indicaram que o óleo de canola,contém ômega 3.será que é engodo?

    ResponderExcluir
  23. Também estou consumindo o famigerado óleo de canola e agora,vou mudar para o óleo de milho,mas antes vou pesquisar também para evitar decepção com o estudo feito dessa tal de canola.

    ResponderExcluir
  24. DEVEMOS COMPARTILHAR ESTA MATERIA COM AMIGOS E CONHECIDOS,PARA NOS CONCIENTIZAR SOBRE PERIGOS DO OLEO DE CANOLA Obrigada

    ResponderExcluir
  25. E QUE SE PASSA QUANTO AOS ÓLEOS DE GIRASSOL,DE MILHO E DE AMENDOIM?
    AQUI EM PORTUGAL SE USAM BASTANTE, SENDO O DE GIRASSOL CONSIDERADO QUALITATIVAMENTE O MELHOR (E MAIS CARO).
    MAS A INDUSTRIALIZAÇÃO, OU A ADOPÇÃO DE TECNOLOGIAS MAIS BARATAS E «RÁPIDAS» NA ALIMENTAÇÃO, TEM «CUSTOS» REFLECTIDOS NA SAÚDE.
    (não uso o acordo linguístico, contudo acho que me fiz entender)
    Jacinto Pedrosa (Lisboa)
    j.teodosio@netcabo.pt

    ResponderExcluir
  26. È por aí... querem saber mais assistam os videos do Ivandélio Sanctus, o cara é mio aloprado, mas que diz muitas verdades, isso ele diz!!!

    ResponderExcluir
  27. È por aí... querem saber mais assistam os videos do Ivandélio Sanctus, o cara é mio aloprado, mas que diz muitas verdades, isso ele diz!!!

    ResponderExcluir
  28. Pra o pessoal de cima: È engodo, enrolação pura, sim. Hoje melhor òleo é o de Cocô, e de amendoim, pena q/ são caros, devido sua produção ser quase artesanal, principalmente o de cocô.

    ResponderExcluir
  29. e por essa e por outros que eu não uso oleo na minha comida,só azeite de oliva e fritura de vez enquando,com soja.

    ResponderExcluir
  30. Sempre usei óleo de anola depois desses comentários vou mudar, sei la para qual será q o de milho será o melhor?

    ResponderExcluir
  31. ÓLEO DE CANOLA FAZ BAIXAR O NÍVEL DO COLESTEROL?

    ResponderExcluir