sexta-feira, 4 de junho de 2010

Não espere amanhã para começar a emagrecer!


Ai que delícia! Um post especial sobre emagrecer eeee!!! O primeiro da série! Prometo que vou resistir e não falar de integrais e afins..... pois é meio óbvio..... você vai migrar para essa fase depois, se desejar....

Maluquices a parte, eu sempre fui uma neurótica nesse sentido. Só que boa parte do meu precioso tempo, a long time ago, passei tentando emagrecer, ou pelo menos permanecer sem pelancas na cintura, ou com as coxas um pouco mais finas (mas a genética é brava, meu filho!), GOD! E acabava fazendo tudo errado, tudo! Quando lembro não sei se é para rir ou chorar!!

Enfim, minha saga pela alimentação decente atravessou um período turbulento, de dietas, de abstenção, contando pontos e calorias, pulando refeições, prometendo coisas impossíveis (como por exemplo, nunca mais (???) comer chocolate! e outras guloseimas de TPM, tipo jujuba, MM's, vixe!). E aí descobri o que era a perdição numa dieta. Quando falo dieta, entenda estilo de vida, sim? Se bem, que, no meu caso, num período fofinho da minha vida, dieta significava regime, literalmente! Estar em forma é importante para a auto-estima da maioria das pessoas, e requer um pouco de cuidados, eu estou a fim... e você?

Há tantas fases engordativas na vida: estou feliz, estou triste, casei, acabei de ter filho, fiquei doente, mudei de cidade, etc etc etc.... É ou não é? Sempre, ou quase sempre está ligada a algum fator emocional.....

Pois bem! Entendo como uma dieta de qualidade, algo que não vai me deixar doente, ou com carências nutricionais, e ter um pique extra no final do dia. O pique extra é um bônus incerto, pois no fim de um exaustivo dia de trabalho, se você tem filhos, não tem conversa: durante a semana, depois da maratona com os pequenos, a gente só quer saber de um bom banho e cama!!! Imagina se estivermos doentes, ou cansados por conta de comer errado sempre? Não há esqueleto que aguente. Alimentação é igual mercado de ações, a curto prazo tanto faz, mas a longo prazo que você vê o resultado.... e as escolhas corretas, ou menos piores de hoje, fazem toda a diferença láaa, quando você tiver com 80 anos, e ainda assim participando de uma maratona!! Se eu morrer correndo, vou morrer feliz! rs!

Voltemos ao que eu acho que é uma perdição em qualquer dieta: é aniquilar qualquer chance de você comer o que você gosta. Um pedaço pequeno do que se gosta, em doses pequenas duas ou três vezes na semana, ok! Mas peraí! Se TUDO o que você gosta quer dizer fast food, doces, pão branco, coisas fritas ou biscoitos de pacote e salgadinhos, então vamos ter sérios problemas... (sim, eu e você! Humpf!). Confesso, já fiz parte desse time do mal um dia, e digo com certeza, gente, essas porcarias viciam, são armas brancas! E você vai se suicidando aos poucos, poluindo seu corpo, estragando sua pele, ensebando seu cabelo... as más línguas dizem que afeta a mente! Penso que se eu já sou maluca comendo direito a maior parte do tempo, imagine se vivesse de tranqueiras.... nem estaria aqui escrevendo!   :oP

Eis o maior segredo de ganhar uma saúde de ferro e ficar com um corpitcho que você aspira. Em próximos posts semanais vou esmiuçar mais a coisa ok? Por ora vamos pincelar e pensar sobre o caso, em três dicas que eu acreidto ser de maior importância, pelo menos se você está começando....:

- Quantidade: (coma poucooooo! As vezes você acha que está comendo pouco mas está comendo muito! Não repita o prato criatura, coma mais devagar, mas-ti-gan-do);

- Variedade: faça um prato colorido! Não é difícil. (sim, muitos posts sobre opções de montar um prato virão! Com ilustrações de encher os olhos! E práticas, para você que trabalha fora, ou mora sozinho e volta um caco para casa, já com o telefone do disk pizza na mão);

- Horários: rotina nos horários é importante. Não confunda o cérebro, ou ele vai mandar um recado maroto para o seu corpo, que vai achar que tem que acumular gordura, quando você passa longos períodos sem comer! Socorrooo! Sabemos que, ter horários, na loucura que a gente vive, é meio difícil, mas vou escrever com calma sobre isso.... há uma luz no fim do túnel! Ah e "plis", pare de comer bobeirinhas fora de hora, tais como todynhos inocentes, amendoinzinhos, chicletes, balas butter toffes... guarde isso tudo numa caixinha para distribuir no dia 31 de outubro, quando os filhos do vizinho tocarem a campainha.

É isso, pessoas bonitas do meu coração! Toda sexta-feira vou colocar algum apontamento sobre "emagrecer e afins" por aqui..... mas lembrando da famosa citação latina "mens sana in corpore sano", vamos dar uma chance para o conjunto da obra divina estar em harmonia... tão simples e tão complicado, como diria uma pessoa mui amada! Até!  :o)

11 comentários:

  1. obrigaaaada. hehehehheh

    quem sabe eu não me animo?

    beeeeijo

    ResponderExcluir
  2. eita lu!
    vc e suas facetas.
    q foto bonita, hein!
    bju,
    fêdaraedolu

    ResponderExcluir
  3. Lu, pesquisei no blog e não achei nenhuma receita de feijão azuki.
    Comprei, mas não sei preparar! =/
    Você tem alguma receita?

    Beijos.

    Aline.

    ResponderExcluir
  4. E aí japonesa? Já começou??? Vou ter que te caçar no laço pra vc entrar na linha ??? :o)

    Fe!! Apareça sempre mulher! Você é do tipo que pode ter 10 filhos a ainda assim ficar com o corpo de 18 anos, ahhhh uma exceção!

    Besos!!

    ResponderExcluir
  5. Aline, não tenho mesmo nada com feijão azuki :o(

    Mas assim, de cara, posso dizer que ele é um feijão mais molinho, então tem que tomar cuidado que se cozinhar demais, vira um purê.

    Deixe de molho por 12 horas a quantidade que vai preparar. Geralmente de 2 a três xícaras, se puder faça sempre fresquinho...

    Depois de ficar de molho, escorra a água, complete novamente com mais água, uns quatro dedos acima do que cobriu o feijão, leve à panela de pressão por 10 minutos (só isso mesmo). Depois não tire a pressão forçando, deixe a panela lá até ela sossegar. Tempere ao seu gosto e prontinho!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Lu! Valeu pelas dicas! Aproveitando o assunto, barras de cereais e barras de proteina são guloseimas ou tem algum efeito? (O efeito é bom ou ruim? rs!)

    ResponderExcluir
  7. a japonesa começa, mas desiste no primeiro chocolate que vê pela frente.... hehehhe vergonha na cara, vergonha na cara!

    ResponderExcluir
  8. Vizinho! Que bom saber do seu interesse pelo fitness, e consequentemente, pela boa alimentação! :o)

    Quanto às barrinhas de cereais, depende. Se ela for substituir um lanche que outrora tinha componentes gordurosos, tipo sanduiches com coisas fritas, ou salgados fritos etc, ótimo, excelente troca. Você pode comer mais variado no almoço, e o seu lanche pode ser uma barrinha de cereais + uma fruta. A grande vantagem é não chegar morrendo de fome em casa.

    A barrinha de proteínas é boa pedida para quem malha muito, então ingerir depois do treino de musculação por exemplo. Como vc disse que está começando a se mexer, é melhor fugir delas, já que é carnívoro certo?

    E recomendação final: não troque o almoço pela academia todo dia, humpf!!

    Descompliquei ou compliquei?
    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Japonesa, japonesa.... não me venha com desculpa de copa do mundo, pipoca pras crianças e coisa assim.... estou de olho em você heim? Há!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  10. lu,
    é que só eu convivo com minha pochete aqui, dá até vergonha, mas qq dia eu esvazio ela.
    linda bjus para ti e os pitucos!
    fêdaraedolu

    ResponderExcluir
  11. LU:
    Nossa é isso mesmo! a ex gorda qui tb fez as mesmas coisas que vc! saudade amiga!

    ResponderExcluir