sábado, 12 de junho de 2010

"Diminuindo" o estômago! Dica de como arrumar o prato.



Bem, vamos lá para o item de grandiosa relevância no delicioso percurso rumo à uma elegante vida saudável: quan-ti-da-de!

Sempre estou lendo sobre tudo, e óbvio, xeretar coisas que falam por aí sobre modismos relacionados à comida chamam muito a minha atenção! Por exemplo: quero morrer (ahhhhh) quando leio ou ouço coisas imperativas do tipo: - coma salada ou qualquer outra coisa "à vontade". Meu, já vi pessoas não irem pra frente nos planos emagrecedores por conta dessa história da carochinha, comendo pratos gigaaaantes de salada antes do prato quente!. Essa coisa de salada a vontade, proteína a vontade, água até não poder mais, nãooooooo, qualquer coisa em demasia vai dilatar seu estômago! A salada não é inocente! E a culpa não é só do tempero!

Mulheres candidatas à cinturinha de pilão: como acostumar a comer pouquinho? É fácil! Quanto mais variado seu prato, melhor. Eu já caí no conto da salada gigante, mas não é só por experiência própria que estou retalhando a própria aqui..... com outras pessoas que converso por aí, sempre escuto: "mas eu só como salada", "eu só me alimento com coisas saudáveis e minha barriga continua grande"..... "não sacia"......"sinto fome" etc etc etc. Ok, o que pode estar falhando aí no sistema é exatamente a quantidade.

Bem, a dica que dou é a seguinte: prefira comer a salada junto com o prato quente (não necessariamente no mesmo prato, mas arrume sua saladinha num pires, ou no máximo num prato de sobremesa!). Quando fazia dieta de emagrecimento, (e pra falar a verdade, até hoje eu faço isso!) arrumava minha comida num prato de sobremesa, nunca (nunca) ultrapassando mais do que três colheres (de sopa) das opções que tinha. Por exemplo: (colheres rasas heim!!!oras!:o))
- 3 colheres de feijão
- 3 colheres de arroz integral
- 3 colheres de vagem com cenoura
- 1 ovo mexido (com salsinha e cebolinha)

Depois de arrumar isso no prato eu olhava que cor estava faltando, e acrescentava:
- 2 colheres de milho cozido (ou em lata mesmo)
- 1 tomate fatiado ou uns 4 mini-tomatinhos (regar azeite extravirgem e polvilhar manjericão fresco, de preferência)
- 2 castanhas do Pará
- 1 colher de sementes de girassol torradas
- 5 folhinhas de agrião (ou outra folha)
- 1 colher de uvas passas

+ 1/2 fatia de pão integral. De sobremesa uma laranja, ou qualquer outra fruta cítrica, que você deve já deixar ao lado do seu prato, descascada.

No jantar, deguste uma taça de vinho (apenas 1/3 da taça heim! Ou "três dedinhos" é o suficiente)!
Detalhe: se você, pessoa que está lendo esse post for um homem, aumente aí a quantidade das coisas um pouco... mas só um pouco, não arruine a dieta só porque é do sexo masculino....se for pra ficar sentado a tarde inteira então, vixxe! atenção para a barriga, ninguém merece...!

Mmmm...! Relaxe! O momento de se alimentar é sagrado. Já fazemos tudo correndo o resto do dia mesmo! Eu, que tenho dois pequenos famintos, prefiro dar a comidinha deles antes, para ter a certeza que vão comer de tudo e direitinho, e enquanto eles comem a fruta de sobremesa , eu sossegada faço minha refeição...
Perceba que você não precisa cozinhar muitas coisas pra arrumar um prato xuxu beleza que vai aplacar sua fome e ainda assim ser riquissimo em nutrientes.

O grande segredo é ter outros "enfeites" que não precisam ser cozidos. Só não exagere nas castanhas, pelamordedeus! E não faça da sua refeição uma coisa "enlatada". Dê preferência, sempre que puder, às opções fresquinhas... E outros itens tipo linhaça triturada, gérmen de trigo, gergelim para polvilhar sobre o arroz, dão um astral e protegem as coronárias.
Ah e não se preocupe! Você não vai morrer de fome! Daqui a pouco já vai ser hora do lanche e surpresa! Sua barriguinha vai estar reclamando! Isso é um bom sinal, ficar com fominha amores, é absolutamente necessário, para adequar seu sistema digestivo aos novos contornos que virão. O cérebro é traiçoeiro, pois se estava acostumado aos pratos gigantes de salada ou miojo, óbvio, vai clamar por mais carboidratos, mas "pliiiiisss" acredite, é temporário isso! Vai passar, vai passar.... quando você está firme no processo de se reeducar nos hábitos, eles tornar-se-ão imprescindíveis no seu dia a dia. Você não consegue mais comer pratos sem graça. Você não sente mais aquela fome absurda, por isso as castanhas tem papel importante no prato! Elas dão um pique, além de serem ricas em antioxidantes. Bom né?

Sabe que em certos shoppings com suas esquálidas praças de alimentação, quero sair correndo, quando abro os cardápios que tem nos restaurantes! Vai até dando depressão, porque rodo a volta inteira e tenho que pensar qual é o menos pior para pedir. E sendo vegetariana então, as opção são mais esmilinguidas ainda, help total!!! 

Não quero me estender muito aqui, mas uma dica para você, pessoa trabalhadora e que come fora todos os dias: prefira os buffets somente se não for almoçar tarde.... se sair para o almoço perto das 14 horas, peça algo "a la carte", é mais seguro para sua saúde. Fiz um curso em que um módulo ressaltava sobre segurança de alimentos e juro, duvideodó que TODO estabelecimento cumpre as regras, pelo menos de manutenção de temperatura correta no serviço de buffet por exemplo.... o que é importantíssimo para evitar intoxicação alimentar e outros desconfortos. Enfim, como de praxe, escrevo só sobre isso em outro bat encontro semanal... até a próxima!

3 comentários:

  1. Lu,
    Tô adorando!!! E feliz por saber que estou fazendo tudo direitinho! Nesse esquema maravilhoso de comer direito, com ritmo, rotina, pratos coloridos e saudáveis, já se foram mais de 7kg em 2 meses. Claro que com atividades físicas...rs
    Mas comendo com prazer e sem nadica de nada industrializado, diet ou light cheios de porcariadas.
    É caminho sem volta a alimentação saudável.
    Mulherada, acreditem, é possível!
    Beijão e Parabéns pelas excelentes dicas!!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal Perolita! 7kg!! Arrasou!

    Doa todas essas roupas grandes pois não precisará delas never!

    Beijão linda! E saudades docê!

    ResponderExcluir
  3. uau, ok!
    entendido.
    prato de sobremesa, 3 colheres. heheheheheheh

    obrigada obrigada.

    beijo

    ResponderExcluir