quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Bolo de coco sem ovo e sem leite

foto Cozinhando com a Lu

Fiz um bolo vegetariano, que parece uma cocada, para provar que o mundo doce existe, mesmo longe de ovo e leite. Os bolos vegetarianos ficam muito bons quando preparados com melado no lugar do açúcar. Nesse caso, usei o açúcar demerara (que é um açúcar cristal um pouco mais escuro, e com menos processos químicos de refino) e usei farinha branca, para dar uma cara de coco mesmo.

Ingredientes: medida da xícara: 250ml
1 e 1/2 xícara de coco ralado (150g)(de preferência fresco!)
1/2 xícara de açúcar demerara
1 xícara de água quente
1/3 de xícara de óleo de girassol
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (usei a branca desta vez)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de noz moscada

Preparo
Misture, numa tigela, os ingredientes, um a um na ordem. Unte uma assadeira média-pequena, retangular, asse em forno médio, pré aquecido, por + ou -, 20 minutos. Tem que ficar douradinho em cima.

Cobertura:
- Eu usei chocolate derretido apenas. Usei 100g de chocolate amargo 70% cacau, derretendo em banho-maria (aqueci uma panela com água até ferver, desliguei o fogo. Coloquei outra panela dentro dessa com água, e o chocolate picadinho dentro, fiquei mexendo até derreter.) Cobri o bolo, e joguei granulados em cima.

- Para ficar vegan (sem leite, nesse caso), você pode fazer uma calda com 1/2 xícara de água, 1/4 de xícara de açúcar demerara, 1 garrafinha de leite de coco, 1 pitadinha de maisena (é uma pitadinha mesmo, tipo uma colher de café). Leve para ferver, despeje sobre o bolo, cubra com coco ralado. Se vc gosta de cravo, acrescente uma micropitada de cravo em pó, ou um cravo inteiro na calda, na hora que ferver.

4 comentários:

  1. Lu, amei a micropitada...rs
    Esse bolo deve ficar bom demais!
    Vou fazer!!!Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Lu..esse esta de dar água na boca!!!Vc não vai passar por aqui amanhã não vizinha??? ahhahahaha...
    Vou providenciar o coco para fazer no fim de semana.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. baaaaba babies!!!

    delícia né??? vizinha, até levaria um pedaço, visto que vc está gravidjinha...... mas não sobrou um farelo sequer! preciso providenciar outro!

    mega beijos

    ResponderExcluir