quinta-feira, 28 de julho de 2011

Antepasto de Berinjela (the best eveeeeeer)


Você pode não gostar de berinjela. Você pode não gostar de pimentão. Odiar alho. E fugir dos couverts meia boca que servem por aí. Mas, duvide ou não esse antepasto conquistou muitas pessoas, inclusive eu, que fazia parte do grupo nhenhenhe acima citado..... O dia que a minha querida amiga Fer me ensinou isso, e eu entao fiz... my God! Sabe quelas receitas que você não pode viver sua vida sem ao menos ter sentido o gosto uma vez. Sentiu??? Pois é isso mesmo. Pegue uma folga, corra para a feira, e vai fazer pelamordedeus!

Ingredientes
4 berinjelas japonesas (é melhor porque nao tem sementes, e a casca é mais fininha =))
1 pimentão vermelho médio
1 cebola média
1 cabeça de alho
15 azeitonas
1/2 xícara de salsinha picadinha (eu ainda corte uns três raminhos de cebolinha verde, da fininha)
2/3 copo de óleo de girassol (qualquer copo mãe! qualquer tamanho rs. pega o maior! rs)
2/3 copo de azeite de oliva extra virgem
2/3 copo de vinagre branco
1 colher rasa de chá, de sal (melhor colocar só isso e experimentar depois.....se faltar acrescenta)

Preparo
Eu tenho um acessório que adoro na cozinha, que é um picador de legumes, chama perfect dicer, da polishop. Você corta as coisas em rodelas com a faca, e pica bem pequenininho com esse acessório. Dá uma baita aparencia boa para esse antepasto por exemplo, porque fica uns cubinhos bonitinhos.

Simbora! Com acessório ou não, pique a berinjela com casca e tudo, após lavá-la muito bem, claro =)
Ligue o forno, coloque as berinjelas numa assadeira sem untar e deixe lá no forno médio, mexendo de vez em quando até ficar molinha e meio marronzinha. Eu acho que fica uns 15 ou 20 minutos mais ou menos.

Enquanto isso, descasque a cebola e o alho, pique o resto das coisas bem pequenininho e coloque numa tigela, misturando o azeite, óleo, vinagre, sal e tudo o mais. Quando a berinjela estiver marronzinha (sem queimar, pelamor!!), então desligue o forno, derrame a mistureba na assadeira, e deixe lá até o forno esfriar. WONDERFUL!

Depois que esfriar, guarde em potes de vidro e deixe na geladeira. Sim, mate os vizinhos do coração com o cheiro maravilhoso que vai sair por debaixo da sua porta e janelas :o)

Ai caramba! Vai fazer um pão pra acompanhar também, Uia!!! Cheio de receitas aqui do lado por sinal!!!

6 comentários:

  1. Lu vc. voltou... hummmm q delícia!
    Não suma mais please! Essa eu vou fazer, amo beringela! bjs

    ResponderExcluir
  2. Tb vou fazer!
    Depois conto o resultado...

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu! Acompanho sempre seu blog e estou sentindo falta das suas receitas. Pq nao tem postado mais?
    Laura - Cuiabá/MT

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz!
    Ficou bom, mas não Maravilhoso, pq fiquei com medo de queimar a beringela, acho que ficou um pouco dura... Mais de meia hora de forno (baixo). Alguma dica?
    Coloquei folhas de manjericão frescas, que combinaram muito bem!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, acabo de conhecer seu blog e fiquei apaixonada. Já corri par aa cozinha fazer o gersal e adorei. Mas perecebi com bastante tristeza que vc não está mais atualizando o blog... Volte, seu trabalho é sensacional.
    Parabéns
    Soraya

    ResponderExcluir
  6. ADorei o seu blog, já até corri para a cozinha experimentar algumas receitas e ficaram ótimas, mas percebi com certa tristeza que não há mais atualizações. Volte a fazer seu blog que é muito bom. Abs

    ResponderExcluir