quinta-feira, 29 de abril de 2010

Arroz "três grãos"


foto Cozinhando com a Lu

Esse prato é para iniciantes na cozinha integral, pois é muito simples. Mas uma maneira de incorporar grãos diferentes à dieta diária. Arroz a gente come todo santo dia. Vamos juntar mais fibra, ferro e cálcio da cevadinha, e vitaminas do complexo B, vit E, proteínas, além das fibras e minerais do trigo integral. Percebe a diferença entre comer qualquer coisa (tipo arroz branco, que só enche a barriga) e nutrir o seu corpo? Sim, a diferença é absurda. E o resultado vem em saúde, disposição e corpo bonito!

Ingredientes (medida da xícara: 240ml)
1/3 de xícara de arroz integral
1/3 de xícara de trigo em grão
1/3 de xícara de cevadinha em grão
1 colher de sopa de quinoa (opcional, mas que dá uma turbinada na nutrição)
1 colher (chá) de sal

Preparo:
Misture os grãos numa panela, mexendo e trocando a água umas duas vezes. Se possível, deixe "de molho" por 12 horas, para reduzir o teor de fitatos dos grãos. Escorra a água. Meça 3 xícaras e meia de água, tempere com o sal, e leve ao fogo médio em panela semi-tampada. Sim, demora para cozinhar, quanto mais lento (fogo mais baixo) melhor. Quando a água estiver quase secando, tampe a panela para abafar um pouco, até secar quase completamente. Desligue, tampe a panela, aguarde uns minutos e sirva!

Dê preferência a panelas de inox. Que tal um post sobre panelas? mmmm bem apropriado!

Bjos e até!

Um comentário:

  1. Oi, Lu! Adorei seu blog, e essa receitinha aqui então...super legal! Adoro uma comidinha integral, com bastente fibras, me sinto muito bem antes e depois da alimentação! Parabéns.

    ResponderExcluir