sexta-feira, 21 de maio de 2010

Palitinhos salgados ("ó-te-mo" para o lanche da escola!)


foto Cozinhando com a Lu

Olá pessoas queridas e fãs da boa alimentação! Cá estou!
Ando cozinhando muitas coisas gostosas, o que faltou foi organização (justo eu! que vergonha!) em tirar as fotos e anotar as receitas. Preciso daquelas geladeiras que dá para escrever na porta, assim ficaria bem facinho anotar tudo, desde que as crianças e suas mãozinhas arteiras ficassem bem longe da cozinha... há!

Já disse aqui, que o meu negócio, minha tara e fixação é em preparar e inventar coisas doces. Já aconteceu umas experiências desastrosas aqui com salgados, que vixxx.... mas como é errando que se aprende, saiu hoje essa opção salgada e mega integral para o lanche das crianças (ahãm, das crianças... :o)) e bem gostosinho, e que consegui incluir a semente de girassol, que é um alimento funcional (que possui nutrientes essenciais e importantes para a saúde, prevenindo "n" doenças).

Anota aí! Ah, e não vale tentar fazer com os ingredientes pela metade, humpf!! E Thais, não vale falar que a aparencia da coisa parece um chouriço ou linguiça, ou um cocô, please! :oP

Ingredientes:
1 ovo (de preferência orgânico ou de galinhas criadas soltas e felizes)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de linhaça escura ou dourada (eu usei a dourada, que tem mais ômegas!)
1 colher (sopa) de gergelim branco
1/2 xícara de castanha de caju (se quiser pode reduzir a quantidade, eu que sou exagerada)
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (café) rasiiiinha de sal (muita calma nessa hora, pois o excesso de sal pode detonar seu biscoito)
1/4 de xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
2 colheres (sopa) de sementes de girassol torrado

Preparo
Numa frigideira coloque as sementes de gergelim e leve ao fogo médio-baixo, até que elas começem a estourar. Desligue o fogo. Coloque no liquidificador as sementes de linhaça e o gergelim da frigideira, e triture bem até virar uma farofa. Junte a castanha de caju, e ligue e desligue o liquidi rapidamente, só para quebrar levemente as castanhas. Passe essa mistura para uma tigela, misture o ovo, e vá misturando o resto dos ingredientes na ordem.

Quando tudo virar um farofão, comece a misturar com as mãos e amassando até a massa virar uma bola.  Ligue o forno e unte uma assadeira. Faça pequenos rolinhos com a massa, no tamanho que quiser, coloque na assadeira e asse (no médio) até quase dourar embaixo (depende do forno, o tempo, em geral, uns 15 minutos).

Dica: se tiver mais paciência e quiser uma aparência "fofinha" ao seu biscoito, faça o seguinte, antes de assar: Triture 1/2 xícara de sementes de girassol no liquidificador, até virar uma farinha. Molhe os rolinhos crus na água, e mergulhe-os na farofa de semente de girassol, aí sim acomode na assadeira e asse. Esse "truquezinho", fica inacreditável em pastéis assados salgados, estes aliás, prestes a debutar no blog!

Bjos gigantes e até!!

5 comentários:

  1. hahahahahahahaha

    vou tentar, lu. hauhauahauhauahua
    mas que o meu parecia, ah, parecia. hauahuahauahua ninguém quis comer!!! hauhauahau

    beijo

    ResponderExcluir
  2. haha!!! sugiro nessa receita, abrir com o rolo e fazer círculos, com o cortador de biscoito! Fica mais bonitchinho!! haha! besos!!

    ResponderExcluir
  3. LU TRAPP volta com suas receitas maravilhosas integrais.... Bjos Manu

    ResponderExcluir