quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Salgadinho de grão de bico!

Siiiim somos (eu, eu, eu principalmente) apaixonada por grão de bico! As propriedades que ele tem são muitas, como antidepressivo e rico em proteínas. Merece um post lindo só para falar dele!

Em julho encontramos pessoas queridas nas andanças por Santa Catarina e aprendi a fazer esse delicioso petisco com minha saudosa prima Karin!

Olha que curioso. Meus três filhos amaram, inclusive o que faz cara feia e passa longe dos meus refogados e saladas com o dito-cujo. Pediram mais, lamberam os dedos. Corre já para a cozinha e põe esse grão de molho pra fazer amanhã isso, criatura!



Ingredientes:
1 xícara de grão de bico
sal rosa
temperos que você gosta (eu usei páprica, gengibre em pó e açafrão em pó, um tiquinho de cada)
Azeite de oliva de boa qualidade

Preparo:
Deixe o grão de bico de molho por 24hs para eliminar os fitatos.

Descarte a água, lavando bem os grãos, e então ponha para cozinhar com água suficiente para cobrir os grãos e mais um pouco, cozinhe na panela de pressão contando 15 minutos depois de chiar. Espere a pressão sair naturalmente!

Escorra a água completamente. Eu deixei esfriar os grãos numa peneira de inox por uns minutos :o)  É importante tirar o excesso de umidade!!

Ligue o forno para ir aquecendo.

A partir daí, passe os grãos para uma tigela e então é só temperar com azeite (acho que usei umas 3 colheres de sopa), e os temperos, misturando bem.

Coloque numa assadeira e leve ao forno alto (195, 200 graus), por mais ou menos 50 minutos. Fornos tem vontade própria então o tempo acaba sendo relativo de um para outro e cada um conhece o seu :o). Eles têm que ficar dourados e crocantes!

Faz e me conta o que achou, que tempero usou etc etc etc! Fiz esse vídeo "falado" para por as outras fotos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário