quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mascau! (opção ao "Nescau" e cia)


Leite + achocolatado. Eu gosto, tu gostas, ele gosta. Quentinho então, bem preparado...show!

Nos meus devaneios críticos, me pego lendo a rotulagem do Nescau, Toddy, e similares no mercado. Um fato curioso sobre o açúcar, é que ele vicia. E hoje, falando do ponto de vista industrializado do consumo, o açúcar está lá, figurando em quase tudo quanto é produto. As pessoas acabam acostumando com o gosto excessivamente doce, e acabam perdendo o paladar para saborear. Acho que é isso que acontece.

Por isso, quando a gente vai deletando o açúcar (branco, refinado) da nossa vida, acabamos inibindo essa necessidade e dependência absurda que ele causa.

Essa mistura que costumo ter em casa, é diferente pois apesar de ser preparada com açúcar mascavo, não fica com gosto forte, e se as crianças aprovam, é porque está gostoso certo? E mais do mais: melhor manter uma alimentação decente em casa, pois é botar os pezinhos na rua, e a dificuldade em encontrar algo saudável cresce em níveis exponenciais....rs!

A próxima receita de chocolate aqui, será chocolate quente, amargo, com especiarias, inesquecível. Vou esperar a coisa "invernar" de vez, aqui na terra da garoa, para ficar mais inspirada em preparar hot drinks!

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei o chocolate em pó, com 50% cacau)
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Preparo:
O meu açúcar mascavo estava meio empedrado. Então, misturei o chocolate em pó e o açúcar no liquidificador, o que, na minha opinião, fica mais homogêneo mesmo. Pronto. Guarde num pote e use. Já fiz mais docinho também, colocando uma parte maior de açúcar mascavo. E também já fiz com uma pitada de canela, e com pitadas de açúcar de baunilha. Delícia. Já tentei fazer com cacau puro, alcalino, mas ficou bem ruim, não misturou legal.

Lembrando para as formiguinhas de plantão, que a proposta é fugir da melação do achocolatado industrializado. Juro gente, eu não consigo, são muito doces! Sou muito mais o meu :o)

7 comentários:

  1. Amei a idéia! Vou testar aqui, pois eu sou apaixonada por leite com chocolate em pó e uma pitadinha de açucar, bem pouquinho mesmo. Já cheguei a deixar misturado cacau em pó com um tiquinho de açucar e ir tomando... Deve ficar uma delícia com açucar mascavo, ma acho que eu vou começar colocando menos! E não é pq não gosto de açucar. É pq gosto de chocolate com leite sem açucar mesmo heheeh

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que idéia óootima! Nunca pensei nisso...rs
    vou fazer!
    bj

    ResponderExcluir
  3. Amiga, adaptei uma receita sua de pão de cenoura com nozes e me salvou hj com visitinhas!
    Coloquei queijo no lugar da cenoura e linhaça no lugar das nozes. Ficou bem gostoso!!!Beijoca!
    Adorei o Mescau...hehehe

    ResponderExcluir
  4. Que legal gents!

    Espero que gostem! Aqui em casa funciona legal!!!

    Bjos bjos!!

    ResponderExcluir
  5. Lu, eu acompanho seu blog, mesmo que seja ruim de cozinha e fique na maioria das vezes apenas sonhando em como seria tentar fazer essas receitas e pensando: um dia eu chego lá. Esta do chocolate foi boa, porque não precisa cozinhar, então, estou dentro.
    Mas voltei aqui para dizer que já esfriou e estou esperando a receita do "chocolate quente, amargo, com especiárias, inesquecível..."
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Dani, vou fazer, vou fazer!! Ainda temos dois meses "bravos" de inverno ainda, não é??? Estou no prazo! :o)

    Besos!!

    ResponderExcluir
  7. Lu, aqui em casa consegui chegar numa mistura de cacau em pó e rapadura ralada que bato com o leite direto no liquidificador e substitui os "pozinhos" industrializados. Algo tipo duas colheres de sopa de cacau para uma de rapadura (pra duas xícaras). Demorou pra eu chegar no mix certo, mas paciência é tudo pra fugir dos industrializados. E o mix certo depende do gosto do freguês, né? Eu dou uma colherada pras meninas experimentarem, e elas dizem se precisa de mais cacau ou rapadura.

    ResponderExcluir