quinta-feira, 1 de abril de 2010

Brócolis com cobertura de gergelim

foto Cozinhando com o Lu


Comer legumes é delicioso, apesar de para muitas pessoas tal fato remeter a dietas ou coisa e tal.  Na comida, bem como tudo na vida, o tempero faz a diferença. Todo dia, tudo igual, a coisa do mesmo jeito ninguém merece. A foto (de celular) não está das melhores, já que a máquina fotográfica oficial foi confiscada! Eu sou do tipo que come com os olhos e a imagem está bem aquém do merecido valor, enfim...!

Voilá: a fantasia do brócolis de hoje é gergelim preto! Sim! Muita gente desconhece essa semente bonitinha e cheia de cálcio, o líder no mineral, meio à turma do gergelim. Então, muito prazer!


Ingredientes: obs: o tempero dá para usar mais de uma vez. A quantidade que preparei do vegetal serve mãe e filha num almoço aconchegante!
- 2 xícaras de florzinhas de brócolis cru (usei a qualidade ninja, não gosto do outro, molenga :oP)
- 1/2 cebola picadinha

Preparo:
Primeiro deixe as florzinhas de brócolis de molho em água e produto específico para extrair bichinhos indesejados. Após o tempo, escorra a água e reserve.

Refogue a cebola picadinha em pouco (viu mãe, poooouco) óleo de girassol, numa frigideira, com o cuidado para não ultra saturar a coisa (deixar sair fumaça branca por exemplo, estralando, deixe o fogo baixinho).

Junte os brócolis, acrescente um pouco de água, tipo meia xícara, tampe parcialmente a frigideira, para deixar cozinhar um pouco. Observe de vez em quando se não precisa de mais água.

Ninguém quer comer brócolis marrom né? Então, para ficar ideal ele estará meio al dente , nem muito cozido, mas não cru, e manter a cor verde-amazônia. Bem, ficou no ponto, desligue a panela. Não, não vai sal mesmo, o tempero está aqui embaixo, veja:

Tempero:
- 1 colher (de sopa) de gergelim preto
- 1 colher (de sopa) de gergelim branco
- 1 colher (de cafezinho) de sal

- Leve numa frigideira seca a dupla dinâmica preto e branca. Ligue o fogo no médio e mexa com uma colher de pau, deixando dar uma torradinha, cuidado para não queimar. Sabe-se o ponto quando vc esfrega o gergelim entre os dedos e ele esfarela.

Desligue o fogo, passe para uma tigela, e esmague as sementes com um pilãozinho, junte o sal.

Salpique sobre o brócolis na hora de montar o prato. Fala aí: delicious!!

2 comentários:

  1. Amiga, fiz 2 receitinhas tuas hj: nhoque de inhame e bolo de coco com cobertura de chocolate.
    Arrasou nas duas! Muito bom!!! Adoramos em casa!
    Beijão!

    ResponderExcluir