terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Miojo natureba em sopa


Gente fala sério. O que são aqueles temperos que vêm nos pacotinhos de macarrão instantâneo?? Você sabia que um envelope ultrapassa a quantidade diária de ingestão de sódio? É muita porcaria, é muito condimento, bom pra ficar doente, só enche a barriga e incha.

Bem, na verdade, o macarrão instantâneo é um elemento que figura aqui em casa de vez em quando, mas com cuidados no acompanhamento, visto que é muito preferível qualquer massa integral, ou alguma fresca, como nhoque ou macarrão caseiro, mas nem sempre há tempo hábil para preparar a massa fresca, ou simplesmente enjoaram do integral.

Esta opção que escrevo aqui, é uma maneira de fugir daquele temperinho medonho. Liquidificar os legumes não é o ideal, pois eles perdem um pouco das fibras, logo, se vc tem filhos, ofereça coisas mastigáveis nas outras refeições, como salada, legumes, pão integral, frutas.....

Quando compro esse tal macarrão, pego o pacotão que vem umas 4 tiras compridas de massa. E como eu diria à minha amiga-cozinheira Pérola, compro me odiando rsrs, visto a fama de natureba, mas confesso, nem tanto, sou uma natureba flex. Consumidora consciente, vai.

Ingredientes:
2 abobrinhas brasileiras pequenas (as de casca verde claro)
2 cenouras médias
1 batata doce média
1 tomate (esse tem que ser orgânico heim please! O tomate é campeão dos agrotóxicos, disputando o primeiro lugar com o pimentão)
1 "fatia" do macarrão instantâneo do pacote grande
curry
sal
cebolinha verde (tem que ter, pois é o que dá o "tchan" do tempero)
água

Preparo:
Lave bem, raspe levemente a casca e pique em pedações a cenoura, a abobrinha, e a batata doce. Lave o tomate, tire as sementes e jogue na panela. Acrescente 1 litro e meio de água, feche a panela, e leve ao fogo. Quando começar a pressão, conte cinco minutos e desligue a panela. Deixe lá esfriando naturalmente, pois assim vai terminar de cozinhar sozinho.

Depois que sair toda a pressão, abra a panela, "pesque" os legumes com uma escumadeira, e coloque no liquidificador, junte um pouco da agua da panela, e bata até virar um creme. Volte para a panela, com o restante da água do cozimento. Ligue a panela, junte uma pitada de curry, sal (uso menos que 1 colher de chá rasa) e enquanto esquenta, pique a cebolinha verde (até dar uma meia xícara, picadinho).

Coloque lá o macarrão, pique com as mãos antes de colocar na panela. Quando o macarrão cozinhar, jogue lá o  tempero verde, desligue e feche a tampa da panela. Espere uns minutos e sirva.

Bem, é certo que sopa não é uma das melhores opções no verão....mas o povo aqui em casa curte mesmo assim......tomando morninha...pois é leve, nutre muito, muito melhor do que miojo + molho de tomate industrializado e cheio de sódio!

2 comentários:

  1. Lu, a outra flex aqui agradece a receitinha.
    Tem dias que a correria é tanta que flexbilizar "alimenta" a alma, né não?!
    Adorei!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. eba!!! é verdade! Eu libero tranqueiras de vez em quando, só uma coisa sou veemente contra, para dar para crianças: refrigerante!!!! affff, o resto, com moderação!!!

    Mil beijos

    ResponderExcluir