sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Requeijão caseiro



Essa receita adaptei da enviada pela Luca, numa lista de discussão da internet!! Show de bola, para fugir do poço de conservantes que está camuflado no requeijão industrializado......aliás, você já leu o rótulo do "requeijão"??? É assustador. Os conservantes utilizados, são os da mesma turma dos "petit suisse", aqueles que nem ratos chegam perto..... (a fonte desta info é a pediatra das crianças, homeopata). Tenha uma vida livre desses agentes causadores de doença e que travam o metabolismo!!!

Mas vamos ao que interessa....

Ingredientes:
250ml de leite (de preferência os de garrafa, ou de pacotinho, que ficam na parte refrigerada)
2 colheres (sopa) de amido de milho (maisena) (nem tão rasas e não tão cheias ok?)
50g de manteiga sem sal (1/4 do pacotinho de 200g!)
50g de mussarela ralada (mais ou menos 3/4 de xícara)
200g de creme de leite fresco (ou nata fresca, no supermercado fica perto das manteigas, leite e afins)
sal (1 pitadinha, é bem pouco mesmo, senão fica ruim :o()

Preparo:
Misture a maisena com o leite frio. Leve ao fogo até engrossar um pouquinho, mexendo bem com a colher. Passe para o liquidificador, junte a manteiga, o queijo ralado, o creme de leite, e deixe misturar bem. Acerte o sal. Se desejar acresente um tiquinho de noz moscada.

Retire do liquidificador, para potinhos de cerâmica, vidro, ou porcelana, aguarde esfriar, cubra com filme ou tampe e leve a geladeira!

Faz aí!!!! Vc nunca mais vai querer comprar requeijão trash!!!

12 comentários:

  1. não acredito!!! eu ia te perguntar hoje se vc conhecia uma receita de requeijão!

    ah, e você vai ser convidada pra ir lá no mulheres da gazeta...rs... aguarde!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah Katita! Viu só, li seus pensamentos!

    Que papo é esse de mulheres? ai ai ai, morro de vergonha vc sabe heim?

    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Lu,
    Esse requeijão é tudo de bom mesmo!
    Delícia muito mais saudável!!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Lu, dá certo com manteiga com sal? Tenho um monte de manteiga com sal em casa e não compro sem sal...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Larissa! Manda ver no estoque de manteiga aí da sua casa! Dá certo sim!!! Só acerte o sal por último daí,,,,
    bjooo

    ResponderExcluir
  6. Oi Tatiane, não sei!!! Porque sempre comemos em menos de uma semana! Mais do que isso não sei dizer! Da próxima vez vou deixar um por 10 dias e ver se fica bom, ok??

    bjão

    ResponderExcluir
  7. Help Lu!!!! Estou louqunha para fazer esse requeijão, mas onde acho creme de leite freco?? Procurei no Compre Bem e não tem, procurei no Sonda e não tem... Carrefour ou extra, tem??? Achei um negócio no Compre Bem que é para fazer chantili, mas li os ingredientes e achei que não era o tal do creme de leite fresco pq tinha tanta "coisa" que leite passava longe hehehe Não gosto de mercados grandes e se vc puder me dizer onde achar, fica mais fácil!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. OI Larissa! Eu compro aqui no tatuapé, no supermercado Kanguru. Vêm num pote de 500g da marca santa clara. Já comprei no pão de açúcar também, um de garrafinha, mas achei muito líquido. Alguém já me falou que compra na padaria também, já que eles usam para fazer os bolos etc, daí é só pedir se vende um bocadinho........ outro lugar que deve ter aqui em SP, é na feira de organicos aos sabados, na água branca. Engraçado, pois na regiao sul encontra-se creme de leite fresco em qq mercadinho.....aqui em SP é mais raro encontrar mesmo....vc está na capital? bjs!!

    ResponderExcluir
  9. O Lu! Vou procurar no pão de açucar! eu estou na zona sul de são paulo. Achei meio estranho não achar nos mercados aqui perto. Vou ver na padaria daqui primeiro. se n~çao tiver vou até o pão de açucar! Tem um monte de receitas que vão creme de leite fresco... E agora que tenho um pequeno alégico a corante em casa, achei uma receita de danoninha muito legal, mas vai o tal creme de leite fresco tbm! Fora a vontade que estou de comer esse requeijão!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. nossa adorei sua receita vc n me conhece mais procurando receitas de requeijão achei a sua mais pratica e saborosa :) abraços linda e parabéns........

    ResponderExcluir
  11. Amei suas receitas, espero q post mais!Já coloquei no favoritos!!bjs

    ResponderExcluir