terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vamos fazer uma lista de compras?

Acho que muitas pessoas ficam confusas diante de tantas opções, quando entram nessas lojas a granel. Eu tenho uma listinha que é bem simples e básica, que usei logo que fui mudando a alimentação do povo aqui de casa.

Vai depender do tamanho da sua família, lógico, por isso fiz uma lista pequena que atende bem uma família de 3 pessoas. Repito, não é uma lista completa, é uma lista para iniciantes, daí dá para vc entrar aqui no blog e poder fazer todas as receitas sem faltar ingredientes!

Lista Básica
200g de germen de trigo tostado
200g de fibra de trigo
1,5 kg de farinha de trigo integral fina
300g de farinha de centeio fina
1kg de açúcar mascavo
500g de açúcar demerara
300g de linhaça (eu compro as sementes e trituro no liquidificador na hora de usar)
200g de castanha de caju
200g de castanha do pará
200g de amendoas cruas
100 g de semente de abóbora descascada (muito bom para colocar na massa do pão, e para as crianças comerem pois é vermífugo natural)
100g de semente de girassol descascada e torrada (tem que ser fresquinho, experimente e cheire antes para ver se não está velho)
500g de aveia em flocos


Costumo aumentar a lista comprando polvilho, maisena, feijão, granola, mel, melado, lentilha, canjica, frutas secas; e as quantidades que eu compro das coisas são maiores tipo 5kg de farinha integral.... mas eu uso muito aqui, pouca coisa eu compro pronta tipo massas, biscoito e bolos, a maioria eu mesma faço...

se vc quiser experimentar cozinhar no lugar do arroz branco, para experimentar, compre

1kg de arroz integral (gosto de comprar o cateto)
300g de cevadinha em grão
300g de trigo em grão

E tem mais mil coisas, como passas, granolas, damascos e outras frutas desidratadas, farinha de aveia, farinha de arroz......é muita coisa gente.
Bem....é isso! Com a lista básica dá para fazer bastante coisa, e fora não vai, pois todos os ingredientes são muito úteis. Pronto, agora ninguém me venha com a desculpa de que não sabe o que comprar, escutou mããe!!!???

Sugestão de boas compras em SP: zona cerealista para quem tem paciência, na av Mercúrio, Brás.

sábado, 26 de setembro de 2009

Pão de farinha de banana verde


Você já conhece a farinha de banana verde? Eu comprei para experimentar, numa das minhas idas à zona cerealista de Sao Paulo. Ela serve para vários usos culinários, desde bolos, tortas, biscoitos, isso é o que o rótulo do produto indica, experimentei no pão dessa vez. Essa farinha deixa a massa mais escurinha, o pão fica com aparência de broa, mas muito macio, e não fica com gosto de banana, como imaginei. O que chama atenção do ponto de vista nutricional dessa farinha, é que ela possui um amido resistente, que processado no intestino grosso se transforma em substâncias benéficas ao nosso organismo e que vai prevenir tipos de câncer e diabetes. Bem, pelo preço (9 reais o pacote de 500g), de cara é um produto que a gente não compra todo mês, mas vale a pena mudar o gostinho das receitas trocando alguns ingredientes de vez em quando, é ou não é??!


Ingredientes:
1 colher de sopa de fermento em pó granulado para pão (ou 1 tablete de fermento fresco)
2 colheres de sopa de açúcar demerara
1 xícara de chá (200ml) de água
1 xícara de chá de farinha de banana verde
3 colheres de sopa de linhaça (triture na hora que for utilizar)
1 colher de sopa de levedura de cerveja
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de óleo de girassol
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
3/4 de xícara de farinha de trigo branca (mais ou menos)

Preparo
Vá colocando os ingredientes numa tigela, um a um, mexendo bem, adicione a farinha branca aos poucos, amassando bem com as mãos, o ponto certo é estra macio, mas não grudando. Eu usei a batedeira planetária para bater bem a massa. Deixe crescer até dobrar de volume. Unte uma assadeira (a minha é pequenininha, mede 10X25cm), coloque a massa e deixe ela crescer mais um pouco. Hoje estava um dia quente, fiz a massa do pão enquanto preparava o almoço, às 11hs e estava assando as 13:30, que beleza, não? :o)



segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Bolo de cenoura com pedaços de chocolate




Hoje estava a fim de fazer um bolo rapidinho, sem cobertura, mas mesmo assim atender as necessidades chocólatras da mulherada..... então, saiu esse bolo de cenoura gostosinho, que servido fresquinho derrete o chocolate sobre o pratinho de servir...como num petit gateau...mmmm demais! O melhor é que não perde tempo fazendo a cobertura.

Ingredientes:
2 ovos
1/4 de xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de cenoura ralada
1/2 xícara de chá de água
1/2 xícara de açúcar demerara
1 xícara de chá de farinha de trigo integral
1/2 xícara de chá de farinha branca
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chá de pedaços de chocolate amargo ou meio amargo

Preparo:
Bata no liquidificador os ovos, a cenoura, água, óleo e açúcar. Despeje numa tigela, adicione as farinhas e o fermento. Ligue o forno para ir aquecendo enquanto faz a massa. Unte uma forma (a que eu usei mede 32X21 cm) coloque a massa, e acomode os chocolates em cima. Mexa levemente com um garfo, cobrindo os chocolates (se não fizer isso, eles "queimam" com o calor do forno) Asse por mais ou menos, 30-40 minutos. Espete para ver se o palito sai limpo, depois de uns 30 minutos de forno, mas escolha uma parte que não tenha chocolate para espetar!.
Sirva morninho com um cafezinho fresco!


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sequilho de amêndoas com gotinhas de chocolate


Já deu pra perceber que adoro amêndoas né!

Esse biscoitinho não fica necessariamente um sequilho, mas desmancha na boca e tem um aroma e um sabor absurdamente delicioso!

Ingredientes:
2 ovos (de preferência caipira, de galinhas criadas soltas, sem hormônios)
1 xícara de chá de açúcar demerara
1 colher de sopa de manteiga
2 xícaras de chá de amêndoas cruas
1 e 1/2 xícara de chá de gotas de chocolate
2 xícaras de chá de polvilho doce
1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 colher de sopa rasa de fermento em pó para bolo

Preparo:
Bata na batedeira os ovos, manteiga e açúcar até ficar bem clarinho e cremoso. Enquanto isso, triture as amêndoas no liquidificador. Despeje as amêndoas na mistura anterior e continue batendo. Junte as gotinhas de chocolate, o polvilho, aos poucos. Eu usei a batedeira planetária e ela aguentou, a massa fica pesada. Pode-se também misturar manualmente, mexendo com uma colher de pau. Misture o fermento e a farinha e adicione à massa, unte uma forma, e acomode colheradas da massa na assadeira. Leve para assar em forno pré aquecido, médio por mais ou menos 20 minutos, ou dourar levemente em cima. Pode abrir o forno depois de 15 minutos de forno para verificar se já está bom, não vai estragar a bolacha. Retire da forma depois de frio, pois logo que saem do forno, os biscoitos não estão bem firmes. Depois de frio é só girar que ele sai com facilidade, mesmo que tenha grudado um pouco. Rende 55 biscoitos!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Farofinha de ovo com legumes



Ingredientes:
3 ovos
1/2 xícara de cebolinha verde
3 folhas de couve picadinhas (já fiz também usando folhas de beterrabas recém colhidas)
1 cenoura grande ralada no ralo grosso
1 colher de chá rasa de sal
1 xícara de farinha de milho (bijú)

Preparo:
Misture numa tigela os ovos, o tempero verde, sal, cenoura e a couve. Pegue uma panela anti-aderente, regue um fio de óleo de girassol, e despeje a mistura, mexendo de vez em quando com uma colher de pau. Jogue a farinha de milho e vá mexendo para desgrudar e ficar douradinho e soltinho. Acerte o sal e sirva.

sábado, 12 de setembro de 2009

Regador ecológico


Estou passando uma temporada com as crianças aqui na casa dos meus pais, em Curitiba, e meu pai tem hortas de diversas folhas, temperos, uma beleza, tudo orgânico e fresquinho. Olha uma coisa que meu pai fez aqui que é bem simples e serviu para minha filha regar as plantas sem desperdício de água.

Uma garrafa pet com uns furos de prego na tampa transformou-se num regador divertido e econômico, já que a criança tem que apertar um pouco a garrafa para a água sair. Eu gostei, pois minha filha muitas vezes derramava água demais nas plantas, o que acabava, por vezes, apodrecendo a raiz.

As crianças amam brincar com água. Eu gostei e fica a dica. Pouca água e muita brincadeira

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Bolo-torta de chocolate (sem farinha)


Ah! Esse bolo é continuação da receita de ontem! A mistura de aveia-água que sobrou a gente coloca no liquidificador com outros ingredientes. Resolvi colocar a receita inteira, com a ressalva que da próxima vez vou fazer sem o côco ralado para ver se funciona também, já que tem gente que não gosta, ou talvez trocando o côco por castanhas de caju picadas...

Ingredientes:
3/4 de xícara de aveia em flocos*
1 xícara de água*
* equivale ao resíduo da receita que citei.
1/2 xícara de chá de água
1/4 de xícara de chá de óleo de girassol
1 colher de sopa de vinagre branco
3 bananas nanicas
1/2 xícara de açúcar mascavo
3 xícaras de chá de chocolate picado, ou gotas de chocolate (a salware tem uma linha sem lactose)
2 xícaras de chá de côco ralado
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo:
Coloque para bater no liquidificador: água, aveia, vinagre, óleo, bananas. Coloque numa tigela, junte os demais ingredientes e leve para assar numa assadeira untada e enfarinhada, retangular. Assa por mais ou menos 1 hora. Não adianta espetar o palito para ver se sai limpo, pois o bolo fica úmido, então... é só cuidar para não queimar!

Espere esfriar para cortar e sirva frio ou deixa na geladeira para servir geladinho.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Quibe de soja com aveia



Não costumo preparar coisas de soja, acho que não é uma fonte lá muito saudável de proteínas, acho que o fator *transgênico* faz do soja um vilão. A "pts, ou proteína de soja texturizada" não deixa de ser um subproduto do grão, algo industrializado, preparado a partir da farinha de soja. Eu uso com cautela e de vez em quando.

O dia em que preparei esta receita de quibe, fiz um bolo-torta de chocolate vegetariano também, então vou postar as duas receitas aqui em seguidinha!

Ingredientes:
1 xícara de chá de aveia
1 e 1/2 xícara de chá de água
* Bata esses dois ingredientes no liquidificador, vamos usar 3/4 de xícara dessa mistura. O que sobrar guarde para outra receita, ou para fazer uma vitamina, ou para o bolo-torta de chocolate que vou postar amanhã.

1/4 de xícara de chá de azeite de oliva
1 colher de sopa rasa de sal
1 pitada de orégano
1 xícara de proteína texturizada de soja
1 xícara de chá de trigo para quibe
1 cebola picadinha
1 xícara bem cheia de folhas de hortelã picadas

Preparo:
Misture o triguinho e a proteína de soja numa tigela e acrescente água para cobrir essa mistura, que deve ficar submersa, para hidratar bem. Deixe lá por trinta minutos. Enquanto isso, vá arrumando os temperos, pique a cebola, a hortelã, o azeite, e 3/4 de xícara de aveia com água que foi batido no liquidificador, misturando estes numa outra tigelinha.

Pegue uma peneira grande, escorrendo o excesso de água do triguinho+soja e esprema com as mãos para ir saindo o excesso de água, e vá colocando na tigela dos temperos. Misture tudo muito bem, tempere com sal, e orégano. Unte um refratário pequeno, e coloque a mistura apertando com uma colher.

Asse em forno pré, médio, por aproximadamente 50 minutos. Sirva frio.

Eu servi com batatas refogadas com cebola, salada verde, e trigo+cevadinha.