terça-feira, 15 de agosto de 2017

Como fazer massa para tapioca


Tapioca é pop. É do Brasil. Tá na mídia. Não tem glúten. Tá no lanche. Tá no café. Tá no almoço para quem tem pressa.

Tem um milhão de formas de preparar comidinhas a partir dessa massinha! A preferida aqui em casa é a tradicional, na frigideira e bem recheada!

Vamos à massinha. É muito simples, mas tem que medir direitinho aí viu!?

Ingredientes:
500g de polvilho doce
250ml de água filtrada
1 pitada de sal (uso o sal rosa do himalaia)

Preparo:
Basta pôr o polvilho numa tigela e misturar o sal, adicione a água aos poucos, mexendo com uma colher. Nesse processo estamos hidratando o polvilho, então é necessário que todo o pó entre em contato com a água. O segredo é esse. Para fazer isso, eu vesti uma luvinha descartável (porque não gosto de melequeira).Tem que ficar tudo uma farofinha e não grudado feito bala de coco viu? Se acontecer isso, basta acrescentar mais polvilho e desfazer as pedras.

Em seguida guarde a farofada num pote bem fechado e leve à geladeira. No refrigerador ela também vai terminar o processo de umidificação. Deixe por 1 hora e peneire a mistura (numa peneira média é melhor, eu usei uma de inox). Pronto!!

Deixe num pote dentro do refrigerador o que vai utilizar na semana e congele o restante. Para descongelar basta retirar do freezer e passar para o refrigerador por algumas horas. A que eu congelei ficou mais saborosa do que a que deixei apenas direto na geladeira. Ficou macia gentssss! Congelada dura até 6 meses (até parece, aqui não ficou 10 dias no frezzer rsrsrs). Na geladeira, recomenda-se utilizar em até uma semana.


Preparo da tapioca

Aqueça uma frigideira ou chapa antiaderente. NÃO PRECISA PASSAR NENHUM TIPO DE ÓLEO!!
Coloque umas colheradas dessa farinha de tapioca. Eu uso uma 3 bem cheias, depende obviamente, do tamanho da sua frigideira. Deixe em fofgo médio, ajeite com uma colher, sem apertar, apenas para distribuir bem a farrrrrofa.

Aguarde uns segundos, vire com uma espátula, recheie, e vire o outro lado da massa por cima, como um pastel. Não demore muito para não ressecar. Assim que vira, recheia, já fecha o trem e serve logo. Pronto!

Este fiz com queijo, tomate, orégano e manjericão. Outro preferido aqui em casa é feito com chocolate amargo, que  pode ser acrescido de nozes ou pistache. Ou chocolate branco com morango ou coco fresco, ooooou banana com canela, enfim, tem um milhão de formas de preparar!! Delíiiiicia!






Nenhum comentário:

Postar um comentário