quinta-feira, 29 de abril de 2010

Arroz "três grãos"


foto Cozinhando com a Lu

Esse prato é para iniciantes na cozinha integral, pois é muito simples. Mas uma maneira de incorporar grãos diferentes à dieta diária. Arroz a gente come todo santo dia. Vamos juntar mais fibra, ferro e cálcio da cevadinha, e vitaminas do complexo B, vit E, proteínas, além das fibras e minerais do trigo integral. Percebe a diferença entre comer qualquer coisa (tipo arroz branco, que só enche a barriga) e nutrir o seu corpo? Sim, a diferença é absurda. E o resultado vem em saúde, disposição e corpo bonito!

Ingredientes (medida da xícara: 240ml)
1/3 de xícara de arroz integral
1/3 de xícara de trigo em grão
1/3 de xícara de cevadinha em grão
1 colher de sopa de quinoa (opcional, mas que dá uma turbinada na nutrição)
1 colher (chá) de sal

Preparo:
Misture os grãos numa panela, mexendo e trocando a água umas duas vezes. Se possível, deixe "de molho" por 12 horas, para reduzir o teor de fitatos dos grãos. Escorra a água. Meça 3 xícaras e meia de água, tempere com o sal, e leve ao fogo médio em panela semi-tampada. Sim, demora para cozinhar, quanto mais lento (fogo mais baixo) melhor. Quando a água estiver quase secando, tampe a panela para abafar um pouco, até secar quase completamente. Desligue, tampe a panela, aguarde uns minutos e sirva!

Dê preferência a panelas de inox. Que tal um post sobre panelas? mmmm bem apropriado!

Bjos e até!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mascau! (opção ao "Nescau" e cia)


Leite + achocolatado. Eu gosto, tu gostas, ele gosta. Quentinho então, bem preparado...show!

Nos meus devaneios críticos, me pego lendo a rotulagem do Nescau, Toddy, e similares no mercado. Um fato curioso sobre o açúcar, é que ele vicia. E hoje, falando do ponto de vista industrializado do consumo, o açúcar está lá, figurando em quase tudo quanto é produto. As pessoas acabam acostumando com o gosto excessivamente doce, e acabam perdendo o paladar para saborear. Acho que é isso que acontece.

Por isso, quando a gente vai deletando o açúcar (branco, refinado) da nossa vida, acabamos inibindo essa necessidade e dependência absurda que ele causa.

Essa mistura que costumo ter em casa, é diferente pois apesar de ser preparada com açúcar mascavo, não fica com gosto forte, e se as crianças aprovam, é porque está gostoso certo? E mais do mais: melhor manter uma alimentação decente em casa, pois é botar os pezinhos na rua, e a dificuldade em encontrar algo saudável cresce em níveis exponenciais....rs!

A próxima receita de chocolate aqui, será chocolate quente, amargo, com especiarias, inesquecível. Vou esperar a coisa "invernar" de vez, aqui na terra da garoa, para ficar mais inspirada em preparar hot drinks!

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei o chocolate em pó, com 50% cacau)
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Preparo:
O meu açúcar mascavo estava meio empedrado. Então, misturei o chocolate em pó e o açúcar no liquidificador, o que, na minha opinião, fica mais homogêneo mesmo. Pronto. Guarde num pote e use. Já fiz mais docinho também, colocando uma parte maior de açúcar mascavo. E também já fiz com uma pitada de canela, e com pitadas de açúcar de baunilha. Delícia. Já tentei fazer com cacau puro, alcalino, mas ficou bem ruim, não misturou legal.

Lembrando para as formiguinhas de plantão, que a proposta é fugir da melação do achocolatado industrializado. Juro gente, eu não consigo, são muito doces! Sou muito mais o meu :o)

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Brócolis com cobertura de gergelim

foto Cozinhando com o Lu


Comer legumes é delicioso, apesar de para muitas pessoas tal fato remeter a dietas ou coisa e tal.  Na comida, bem como tudo na vida, o tempero faz a diferença. Todo dia, tudo igual, a coisa do mesmo jeito ninguém merece. A foto (de celular) não está das melhores, já que a máquina fotográfica oficial foi confiscada! Eu sou do tipo que come com os olhos e a imagem está bem aquém do merecido valor, enfim...!

Voilá: a fantasia do brócolis de hoje é gergelim preto! Sim! Muita gente desconhece essa semente bonitinha e cheia de cálcio, o líder no mineral, meio à turma do gergelim. Então, muito prazer!


Ingredientes: obs: o tempero dá para usar mais de uma vez. A quantidade que preparei do vegetal serve mãe e filha num almoço aconchegante!
- 2 xícaras de florzinhas de brócolis cru (usei a qualidade ninja, não gosto do outro, molenga :oP)
- 1/2 cebola picadinha

Preparo:
Primeiro deixe as florzinhas de brócolis de molho em água e produto específico para extrair bichinhos indesejados. Após o tempo, escorra a água e reserve.

Refogue a cebola picadinha em pouco (viu mãe, poooouco) óleo de girassol, numa frigideira, com o cuidado para não ultra saturar a coisa (deixar sair fumaça branca por exemplo, estralando, deixe o fogo baixinho).

Junte os brócolis, acrescente um pouco de água, tipo meia xícara, tampe parcialmente a frigideira, para deixar cozinhar um pouco. Observe de vez em quando se não precisa de mais água.

Ninguém quer comer brócolis marrom né? Então, para ficar ideal ele estará meio al dente , nem muito cozido, mas não cru, e manter a cor verde-amazônia. Bem, ficou no ponto, desligue a panela. Não, não vai sal mesmo, o tempero está aqui embaixo, veja:

Tempero:
- 1 colher (de sopa) de gergelim preto
- 1 colher (de sopa) de gergelim branco
- 1 colher (de cafezinho) de sal

- Leve numa frigideira seca a dupla dinâmica preto e branca. Ligue o fogo no médio e mexa com uma colher de pau, deixando dar uma torradinha, cuidado para não queimar. Sabe-se o ponto quando vc esfrega o gergelim entre os dedos e ele esfarela.

Desligue o fogo, passe para uma tigela, e esmague as sementes com um pilãozinho, junte o sal.

Salpique sobre o brócolis na hora de montar o prato. Fala aí: delicious!!