sábado, 27 de março de 2010

Cesto de inox para cozimento: como utilizar!

Gente querida! Não abandonei o blog não heim!! nananananão! Foi por um motivo bem nobre, umas semi-férias. Agora voltei cheia de energia para tudo funcionar muito melhor, na vida profissional, pessoal, e gastronômica!

Pois bem: comentei sobre o cesto de inox no post anterior. Ele tem me surpreendido, pois quando comprei, acabei me arrependendo logo no início, acreditando que se tratava de mais uma tranqueira na cozinha. Ledo engano: o negocinho é bom demais, facilita a vida pacas, poupa o nosso precioso e escasso tempo!

Costumo utilizar dentro da panela de pressão, onde a eficácia é ultra-mega-power comparado a usá-la dentro de uma panela comum. Simples: Dentro da panela de pressão você coloca um copo d'água, cerca de 250 a 300ml. Encaixa o cesto, e acomoda o alimento a ser cozido lá. Fecha a panela, liga o fogo, aguarda a pressão e conta de 2 a 5 minutos, dependendo do que estiver preparando. Desliga a panela, aguarda a pressão sair naturalmente, abre a panela e retira com cuidado a comidinha.

Exemplos:
Batatas, inhames e cia ltda: no procedimento acima, você acomoda os tubérculos com casca e tudo, e depois da pressão conta 4 minutos e desliga: pronto, batatas cozidinhas, cuidado para não queimar as mãos ao descascá-las!

Abobrinhas e legumes molengas: Depois da pressão, conta 1 minuto ou 2, e desliga. Mais fácil impossível!

Brócolis e couve-flores: as brássicas (sim, são chamadas assim na botânica!), depois de deixadas previamente de molho em água com limão ou vinagre, ou produto específico para remover os bichinhos; ficam 2 minutinhos na panela, depois da pressão iniciar.

Lentilha: Gostei de preparar a lentilha no vapor! Demais! Primeiro, é preciso ficar de molho no mínimo 12 horas, para atenuar os efeitos dos fitatos, como é necessário com todos os grãos. Depois escorre-se a água, e despeja os grãozinhos no cesto. Não, os grãozinhos não passam pelo buraquinho do cesto, rs! Já preparei assim também: depois de deixado de molho, acomodei os grãos dentro de um quadrado de papel alumínio, acrescentei azeite extravirgem, hortelã, sal e pimenta, fechei a trouxinha, acomodei dentro do cesto de inox, e depois que a pressão começou deixei 6, 7 minutos. Perfeito!.



Bem, fica a dica e alguns exemplos para começar! Óbvio que o vapor apenas vai cozinhar os alimentos, e a imaginação para temperar é nossa função de chef da casa: daí saem purês, pães, tortas, refogados, saladas, e muito mais. Tudo com muito mais nutrientes que não foram perdidos em águas de cozimento. Viva o vapor!

Se eu lembrar de mais coisitas voltarei para complementar! Beijos!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Nhoque de inhame

foto Cozinhando com a Lu

Há! Fale três vezes: Nhoque de inhame, nhoque de inhame, nhoque de inhame!!!

Gente, sério: vc odeia inhame, acha ele babento e escorregadio, gosmento? Pois bem, eu também achava, achava...... mas o lance do inhame é que ele dá de dez a zero na batata. Nocaute na batata. O valor nutricional é absurdo, ainda mais para mulheres. O organismo feminino conspira a favor do inhame!
Dá uma "googleada" para descobrir!

Confesso que sou fã inverterada de batatas, de todas as espécies, em todos os preparos, mas dá para fazer uma troca inteligente as vezes, não é?

Look! Essa porção serve uma mãe e duas crianças famintas, mas não como prato único: pode parecer ridiculo, mas o feijão, ou lentilha e legumes acompanha o nhoque aqui, durante a semana. Se é no fim de semana, vamos de molho de tomate mesmo. Aleatoriedades do sistema....!!!

Ingredientes:
- 5 inhames médios (o que vai pesar mais ou menos 500g)
- 2 colheres de óleo de girassol
- sal a gosto (usei uma colher de chá rasa)
- pitada de noz moscada
- 1/2 xícara de farinha integral
- 3/4 de xícara de farinha branca (a dica é: se quiser um nhoque mais bonitinho, use só a farinha branca. Já levamos uma vida integral no resto mesmo, então a gente pode!)
- farinha branca para amassar

Preparo:
Cozinhe os inhames no vapor (eu cozinho com casca). Aliás, essa semana vou postar sobre o cesto de inox, para cozinhar na panela de pressão. É pratissíssimo!

Voltemos: se você nao tem panela de pressão, cozinhe em água mesmo, com casca e tudo. Quando espetar um palito e sair limpo, desligue, lave-os e descaque, a pele sai sozinha, só puxando com as mãos.

Enquanto isso, coloque água para ferver numa panela grande.

Amasse os inhames com um garfo (nessa parte entra minha filha de 4 anos :o)).

Junte o óleo, o sal, as farinhas, e noz moscada. Misture bem. Se foram cozidos na água, pode ser que seja necessário mais farinha. O importante é a massa ficar firme e sem grudar nas mãos.

Faça rolinhos com pequenas porções da massa, sempre polvilhando mais farinha na superfície. Corte com uma faca sempre retirando os resíduos de massa para não grudar.

Vá cozinhando aos poucos na água fervente, se quiser acrescente um pouco de sal à água. Assim que forem subindo, retire com uma escumadeira, passe para outra panela e regue um pouco de óleo ou azeite, para evitar que grudem.

Vá repetindo o processo até terminar a massa. Prepare o molho de sua preferência ou faça como eu, sirva com arroz, feijão e cia! rs!!!

P.S: viu como é possível? O ovo não é inerente ao nhoque!!!

terça-feira, 9 de março de 2010

Farofinha de couve com castanha de caju


Esta foi em homenagem à minha filha Gabi, devoradora de castanhas de caju :o).

Ingredientes:
1 cebola
2 folhas de couve
1/4 de xícara de castanhas de caju torradas
1/2 xícara de farinha de milho amarela
sal a gosto
4 folhinhas de hortelã
4 colheres (de sopa) de salsa e cebolinha picadas

Preparo:
Pique a cebola e refogue em pouco óleo numa panela pequena. Junte a couve bem picadinha e deixe apurar um pouco na panela, até quase grudar. Adicione então 1/2 xícara de água, deixe em fogo médio para cozinhar um pouquinho. Enquanto isso, triture as castanhas no liquidificador.

Quando estiver quase secando a água da couve, junte a castanha triturada, a farinha de milho, o hortelã e o cheiro verde. Tempere com pitadas de sal, e mexa bem.

Prontinho! bem gostoso para enriquecer a refeição! Como nada é perfeito, Meu filho menor não come couve nem amarrado....eu invento uma farofa para ele também.... sem couve...

terça-feira, 2 de março de 2010

Torta de nozes

foto Cozinhando com a Lu

Desde pequena eu coleciono revistas, catálogos, fichas, papelzinhos etc etc de receitas diversas. Tem uns impressos aqui que são verdadeiras raridades hehehehe!!!

Folheando uma revista "Cláudia Cozinha", de 1999, achei uma receita bem legal, de torta de pecãs, e então resolvi testar a versão integral e com menos manteiga. Ficou bem gostoso, pois a massinha fica parecendo um biscoito, e a mistura de nozes carameladas lembra aqueles doces árabes, sabe aqueles "ninhos" de castanhas para comer com mel?....mmmmm adoro! É uma torta pequenininha, a forma de 24 cm de diâmetro, e serve-se fatias finérrimas ok? Eu aprecio degustar com um vinho, para o meu gosto um vinho branco geladinho combina muito bem (não entendo necas sobre vinho, apenas degusto...!)

Ingredientes:
Massa:
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral!
2 colheres de gérmen de trigo
50 g de manteiga sem sal, gelada, picadinha (equivale a 1/4 do pacote de 200g)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
5 colheres de água gelada
pitadas de canela, noz moscada, e um tequinho de baunilha.

Recheio
1/2 xícara de açúcar demerara
1/4 de xícara de água
1 colher (sopa) de mel
2/3 de xícara de creme de leite fresco
1 xícara de nozes (usei as nozes "mariposa", mas pode ser a pecã que fica muito bom também)

Preparo
Massa:
Numa tigela, misture 1 xícara da farinha, o gérmen de trigo, a manteiga, açúcar, canela e noz moscada. Misture até virar uma farofinha. Junte a água e essência de baunilha, misture bem com os dedos. Vá acrescentando o restante da farinha, e amasse até virar uma massinha. Faça uma bola, enrole em papel filme e leve à geladeira por 20 minutos.

Ligue o forno na temperatura média. Forre fundo e laterais de uma forma de fundo removível (pequena heim!! de 24 cm de diâmetro). Fure com um garfo a massa, cubra com papel manteiga e leve para assar para ficar firminha, mas cuidado para não queimar! O tempo é entre 15 e 20 minutos. Retire do forno, retire o papel e deixe esfriar bem.

Recheio:
Misture o açúcar com a água numa panela pequena, e em fogo médio, cozinhe a calda por uns 4 minutos (até caramelar: você sabe o ponto mexendo com a colher, deve estar meio "grossinho"). Junte o creme de leite, misture bem. Desligue o fogo, acrescente o mel, a a baunilha e as nozes picadinhas. Recheie a massa.

Asse em forno pré aquecido até ficar borbulhando (mais ou menos uns 20 minutos). Deixe esfriar bem para servir. A minha quebrou um pouquinho ao cortar. Por isso aconselho a desenformar num prato beeem retinho e usar uma faca bem afiada :o)